Por Nicolas Cordova * | 21 de setembro de 2021
Na partida de domingo (19) contra o Fortaleza no Beira-Rio, o volante Edenílson se tornou o artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro com 9 gols marcados. Em toda temporada de 2020, até então ano de maior artilharia do atleta, o jogador foi às redes o mesmo número de vezes que marcou no atual Brasileirão.
Em 2021, Edenílson já marcou o total de 13 gols, sendo os 9 no Campeonato Brasileiro, 3 no Gauchão e ainda 1 na Copa Libertadores da América, na goleada colorada por 6×1 no Beira-Rio. Ao longo de toda carreira, o volante tem 44 gols, sendo no Inter, onde já está desde 2017, a fase mais artilheira.
Com passagem por sete clubes e também convocado pelo técnico Tite para a Seleção Brasileira, Edenílson tem 36 gols marcados. No Guarani de Venâncio Aires, onde começou, não marcou, assim como no Guarani de São Sebastião do Caí e no Genoa, da Itália. No Caxias, segundo time da carreira, marcou três vezes, uma vez a menos do que no Corinthians, quatro. Na Udinese, equipe que pertencia antes de vir a Porto Alegre, o volante só marcou uma única vez.
* Por supervisão de: Marjana Vargas