Tricolor voltou a vencer após 5 jogos na Série B do Campeonato Brasileiro.
Foto: (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Por Redação Rádio Grenal | 7 de junho de 2022
Após a vitória sobre o Novorizontino por 2 a 0 na Arena, o técnico Roger Machado concedeu entrevista coletiva e falou sobre o fim do jejum de vitórias e o alívio pelo resultado positivo. Sobre o ambiente, o treinador disse: “Sempre buscamos deixar o ambiente interno o mais tranquilo possível. Às vezes, a pressão externa faz com que tomemos decisões que não são de costume. É uma vitória muito importante“.
O comandante gremista também abordou um assunto que repercutiu durante a semana, uma suposta cobrança mais forte de Roger em relação aos atletas no treinamento do Grêmio. “Conversas que vocês veem dentro do campo, acontece nos treinos. Sempre valorizei o trabalho da imprensa, mas os treinos estavam sendo fechados, exatamente para não repercutir. Já vi que terei que selecionar um pouco mais“, segundo o treinador.
Sobre a tão esperada vitória, que não vinha a 5 jogos na Série B do Brasileio, o técnico ressaltou a retomada da confiança da equipe: “Vamos ganhar e perder a confiança sempre ao longo do jogo, nunca manteremos ela lá em cima. Seja levando um drible, errando um passe. Assim, os jogadores partem para jogadas de segurança. Minha função é acalma-los“.
Thiago Santos voltou a aparecer como titular do Grêmio. Volante voltou a começar uma partida em São Januário, no empate contra o Vasco, e voltou a ser escalado contra o Novorizontino. Roger elogiou o jogador nos treinamentos e falou sobre a tentativa de recuperar o atleta: “Foi resiliente desde que cheguei. Não vivia um bom momento, foi um jogador que ficou marcado com o rebaixamento. Vem fazendo bons treinos, mas o treinador tem que saber o melhor momento para utilizar seus atletas”.
Uma das mudanças recentes do tricolor dentro de campo foi o esquema adotado pela comissão técnica. O Grêmio começou a atuar com 3 zagueiros, dando mais liberdade aos alas e as volantes. Segundo o comandante gremista: “Vai acontecer com a maturidade desde sistema. Este esquema dá a possibilidade de ampliar os alas e aumentar a quantidade de jogadores na frente. Tivemos criatividade.”
Roger Machado também comentou sobre os momentos de pressão no comando do Grêmio, a possibilidade de demissão e a constante expectativa por vitórias. “As pessoas acham que o treinador está acostumado com estes movimentos. Não estamos. Nós nos adaptamos. Eu não absorvi essa eminência de ser demitido, pois não entendi isso internamente. (…) Temos que tentar fazer da melhor forma possível. Não vou me acostumar a perder meu emprego. Mas essa é a minha vida, foi o que eu escolhi”, disse o treinador.
Para encerrar a coletiva, o assunto foi o argentino Walter Kannemann, que vem sendo muito elogiado pela postura em campo e por ajudar a mudar o espírito do time nos últimos jogos. Segundo o técnico: “É um jogador muito identificado com o clube, que traz uma energia diferente, sempre quer o bem do clube. Muito bom ver ele de volta.”
O Grêmio volta a campo na próxima segunda-feira (13) contra o Sport, em Recife. Partida acontece às 20h, e uma vitória pode colocar o Grêmio no G-4 da Série B, dependendo de outros resultados.
* Por supervisão de: Marjana Vargas