Por Redação Rádio Grenal | 15 de julho de 2024
Nos dias de hoje, uma das estratégias de marketing mais promissoras é o marketing esportivo, que se aproveita do vínculo emocional e afetivo das pessoas com o esporte para trazer mais visibilidade para uma marca. Ao criar uma campanha inspirada em um atleta, clube ou evento esportivo, as empresas se comunicam diretamente com os fãs, o que facilita nesse processo de identificação com o público.
Os diferentes tipos de marketing esportivo
Com a expansão desse ramo do marketing, já é possível dividi-lo em diferentes categorias. Confira abaixo quais são elas e como funcionam.
Marketing esportivo geral
Essa categoria corresponde as campanhas de marketing que se baseiam no esporte e em seus benefícios. Nessas campanhas, é comum que as empresas destaquem a importância de realizar atividades físicas para obter um estilo de vida mais alegre e saudável.
Marketing de competições esportivas
São ações publicitárias em que as empresas utilizam algum evento esportivo específico para atrair a atenção do público, como por exemplo, a Copa do Mundo FIFA, o Super Bowl e as Olimpíadas.
Marketing de comercialização de produtos
Nessa categoria de marketing esportivo, são vendidos serviços ou produtos através da imagem de figuras influentes do esporte nacional e mundial.
Exemplos de ações famosas que utilizaram o marketing esportivo
Como mencionado, nos últimos anos diversas empresas investiram em campanhas baseadas no marketing esportivo. Um exemplo de destaque foi a campanha #OlhaPraElas, feita pelo Guaraná Antarctica na época da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Com a ação, a marca aproveitou um evento esportivo que estava em alta para impulsionar a seleção feminina de futebol e incentivar o público a apoiar a equipe durante o torneio.
No exterior, uma ação de marketing que se tornou referência foi a “1, 2, 3 a correr”, desenvolvida pelo Banco Santander. Com essa campanha, a empresa incentivou a prática da corrida na Espanha, promovendo eventos que destacavam os benefícios dessa atividade para a saúde.
Além disso, várias plataformas de apostas e cassinos online também estão se aproximando do meio esportivo e de atletas famosos para se destacar entre o público. No Brasil, divirta-se no Spin Casino através de um catálogo de jogos variados, o qual inclui títulos desenvolvidos especialmente para os fãs de modalidades esportivas.
Como aderir ao marketing esportivo?
Além de grandes multinacionais, as empresas que atuam online também podem se beneficiar com o marketing esportivo. Para isso, o primeiro passo é focar na criação de conteúdo relacionado às principais modalidades, e compartilhá-los no site ou nas redes sociais da marca. Como os fãs de esportes costumam procurar informações online, é possível que muitos clientes descubram a empresa a partir desses conteúdos.
Outra alternativa é aproveitar grandes eventos esportivos para criar e promover uma associação com a empresa, pois o interesse do público pelo evento pode ser uma forma orgânica de obter engajamento. No entanto, é preciso ter o cuidado de criar algo que faça sentido para que a conexão formada com os fãs seja duradoura e verdadeira.