Por * | 27 de maio de 2020
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que irá aderir à medida aprovada pela Associação de Futebol Americano (IFAB), permitindo o aumento de substituições nos jogos. De três, os técnicos poderão realizar até cinco alterações nas partidas, seguindo algumas orientações.
Em contato com a reportagem da Rádio Grenal, a entidade informou que medida será válida para todas competições que ficam sob sua organização. Contudo, quanto aos campeonatos estaduais, ficará a cargo das federações a aplicabilidade do aumento das substituições.
A ação sugerida pela Fifa é para auxiliar os times, prevendo a maratona de jogos na volta do futebol, após a paralisação em virtude da Covid-19. Para que não haja a perda do ritmo de jogo, alguns critérios foram definidos:
- Cada equipe poderá usar no máximo cinco substituições;
- Para reduzir a interrupção da partida, cada equipe terá no máximo três oportunidades para fazer as substituições durante o jogo; substituições também podem ser feitas no intervalo;
- Se as duas equipes fizerem uma substituição ao mesmo tempo, isso contará como uma das três oportunidades para cada equipe;
- Substituições e oportunidades não utilizadas são transportadas para a prorrogação;
- Onde as regras da competição permitirem uma substituição adicional no tempo extra, as equipes terão uma oportunidade de substituição adicional; substituições também podem ser feitas antes do início e no intervalo da prorrogação.
* Por supervisão de: Marjana Vargas