Tricolor está cada vez mais distante da fuga do Z-4
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPAPor Leonardo Moll * | 8 de novembro de 2021
A derrota no clássico 434 foi péssima em diversos aspectos para o lado tricolor. Sem a conquista dos três pontos, a equipe do técnico Vagner Mancini viu o rival aumentar a sequência de invencibilidade, e ainda se distanciou ainda mais do seu objetivo principal, que é a fuga do rebaixamento.
Hoje, nove pontos separam o Grêmio do Santos, primeiro time fora do Z-4, e as pesquisas de probabilidade para a permanência tricolor continuam em todo Brasil. De acordo com o site InfoBola, do professor Tristão Garcia, as chances do rebaixamento gremista chegaram a 89%, seis porcento a mais que antes da partida.
Já o Departamento de Matemática da UFMG (Minas Gerais) é um pouco mais negativo. A Universidade chegou a conclusão que a probabilidade de descenso do Grêmio já ultrapassa os 90%, chegando a 92,2%, 6,4% a mais que na última pesquisa.
Lembrando que a direção do clube trabalha na projeção de 43 pontos como seu ”número mágico”. Desta forma, o Grêmio, que atualmente está com 26 pontos, teria que vencer seis das próximas nove partidas para conseguir escapar do rebaixamento.
Outras possibilidades também são estudadas. Caso o tricolor vença cinco partidas e empate outras duas, poderá até ser derrotado em duas ocasiões que conseguirá chegar aos 43 pontos e concluir seu objetivo principal na temporada.
* Por supervisão de: Marjana Vargas