Com o final da janela, veja quem chegou e quem saiu do tricolor

Foto: (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

A última quarta-feira, 2, marcou o final da janela de transferências do meio do ano. A segunda de 2023. Com um total de 14 movimentações, o Grêmio terminou o período com mais saídas do que chegadas. Ao todo foram oito saídas e seis chegadas.

Além de Luis Suárez, que teve sua permanencia assegurada até o final do ano, juntamente a antecipação do fim de seu contrato (o vínculo agora termina em dezembro de 2023), o tricolor se movimentou na reta final do período para reforçar o elenco. Veja quem reforçou e quem deixou o tricolor:

CHEGADAS 

Juan Manuel Iturbe – Atacante

O paraguaio foi o primeiro reforço tricolor nesta janela. Anunciado em 3 de julho, Iturbe chegou se custos ao clube e com contrato válido até o final desta temporada, com possibilidade renovação até o final de 2024. Com 30 anos, Iturbe estava no Aris, da Grécia, onde, em 2023, jogou 41 jogos, com seis gols e duas assistências.

Luan – Meia

Depois do insucesso no Corinthians, Renato, Luan e o Grêmio voltaram a se encontrar. Depois da passagem com titulo de Libertadores e Copa do Brasil, o Rei da América de 2017 voltou ao tricolor para tentar se reencontrar na carreira depois muitas polêmicas fora do gramado e nenhum minuto jogado nesta temporada. O novo camisa 7 assinou até o final de 2023, com opção de renovação automática, caso atinga as metas.

Lucas Besozzi – Atacante

Depois de não conseguir a contratação de Mateo Coronel, principal alvo gremista nesta janela para surpir a falta de jogadores de velocidade, o tricolor investiu em Lucas Besozzi, argentino de 20 anos, para tentar solucionar o problema. Besozzi pertence ao Lanús e assinou um contrato de empréstimo de um ano, com opção de compra por parte do Grêmio. Neste ano, emprestado ao Central Córdoba, foram 23 jogos, com três gols e duas assistências.

João Pedro – Atacante/Meia

Com destaque no Cagliari, da Itália onde atuou por oito temporadas, João Pedro não conseguiu repetir o mesmo desempenho o Fenerbahçe, da Túrquia. Ná última temporada foram 28 jogos, mas só 14 como titular, marcando cinco gols e dando 1 assistência. João pode atuar como armador ou como centroavente. Com 31 anos, chega para vaga deixada por Vina.

Rodrigo Ely – Zagueiro

Assim como Luan, Rodrigo volta para um lugar que já conhece. Ely é natural de lajeado e esteve nas categorias de base do Grêmio até os 14 anos, quando foi levado para o Milan. Na europa, jogou na Itália, Espanha e Inglaterra. Com o contrado de Kannemann próximo do fim e Geromel com problemas físicos, o novo zagueiro supre a exigência númerica de Renato na posição. Com 29 anos, Rodrigo disputou 36 partidas na última temporada, pelo Almería, da Espanha. Assina contrato de dois anos e meio, com possibilidade de renovação por mais uma temporada.

Caíque – Goleiro

Com a saída de Adriel e negociação avançada para que Brenno deixe o tricolor, o clube acertou a contratação de Caíque, que estava no Ypiranga. O goleiro teve destaque no último Campeonato Gaúcho, onde ajudou o canarinho a chegar na semifinal da competição, sendo eliminado nos pênaltis pelo Grêmio.

 

SAÍDAS 

Buscando alivar a folha, a direção gremista deu andamento a saída de alguns jogadores que tiveram poucos minutos nesta temporada. Veja a lista:

Lucas Silva: No tricolor desde 2020, Lucas tinha contrato com o clube até dezembro de 2023. Nesta janela, o volante acertou a rescisão com o Grêmio e voltou ao Cruzeiro, clube no qual despontou para o futebol e chegou a ser contratado pelo Real Madri.

Darlan: Rescindiu com o tricolor, que permanece com uma parte de seu passe, e acertou por três anos com o Levski Sofia, da Bulgária. O volante havia atuado em apenas três oportunidades neste ano.

Adriel:  Depois da confusão devidos aos atos de indisciplina, que culminaram na sáida do goleiro do time titular, Adriel acertou sua ída por empréstimo para o Bahia até junho de 2024, com passe fixado.

Thomas Luciano: Titular gremista na derrota para o Palmeiras no Allianz Parque, Thomas foi liberado para o Gil Vicente, de Portugal. O tricolor permaneceu com 30% do passe do atleta.

Lucas  Kawan: Outro que rumou para Portugal. O Santa Clara foi o destino do lateral da base gremista. Neste caso, o tricolor permaneceu com 40% do passe.

Diego Souza: Artilheiro da equipe nas três últimas temporadas, Diego renovou ao final do ano passado por seis meses. Nesta temporada, os problemas físicos e a chegada de Luís Suárez fizeram com que ele pouco atuasse. Aos 37 anos, Diego Souza acertou com o Sport.

Vina: Emprestado ao Grêmio até o final do ano pelo Ceará, Vina romou para a Arábia Saudita. O Al Hazam fez um proposta ao clube nordestino, dententor dos direitos do atleta, e ele aceitou. Vina fez seu último jogo contra o Bahia, na Arena, pela Copa do Brasil.

Rodrigo Ferreira: Disputou a série B de 2022 com o tricolor, vindo de empréstimo do Mirassol até o final da temporada. Em um dos últimos treinamentos, o lateral rompeu os ligamentos do joelho direito. Por questões trabalistas, o contrato dele foi estendido até sua recuperção. O que ocorreu no último mês. Rodrigo retornou ao Mirassol.

Brenno: Titular no começo da temporada, o goleiro foi perdendo espaço e está encaminhando sua saída para o Bari, da Itália, por empréstimo, com passe fixado.

 

Após o fechamento da janela, o tricolor volta a campo no próximo domingo, às 16h, contra o Vasco, em São Jenuário. O time de Renato é 4ª colocado do brasileirão, com 30 pontos. Está a um ponto do vice-líder Flamengo, mas com um jogo a menos, contra o Corinthians, fora de casa

 

 

 

Voltar Todas de Grêmio

Compartilhe esta notícia:

Pouco futebol, promessa por reforços e rendimento menor que o esperado de titular; veja o que disse Renato depois do empate com Goiás
Vasco x Grêmio: Momento, escalações, transmissão e arbitragem
Deixe seu comentário

No Ar: Boteco Grenal