Volante foi mais um dos jogadores que deixaram o Grêmio neste ano
Foto: (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Por Leonardo Moll * | 9 de setembro de 2021
Maicon se despediu do Grêmio na tarde da última quarta-feira (08). O volante deixou o clube após passagem de quase sete anos em Porto Alegre. Com sua saída confirmada, o camisa 8 se tornou o décimo-sétimo jogador à deixar o tricolor na temporada de 2021.
O tricolor iniciou a temporada com a mentalidade de que, junto de reforços pontuais, poderia manter a base do time que foi vice-campeão da Copa do Brasil em 2020. Com os acréscimos de Rafinha, Thiago Santos e mais tarde Douglas Costa, parecia que o time do Grêmio estava fechado.
Ainda no início do estadual, enquanto o Grêmio preparava uma espécie de pré-temporada para o grupo, poucos jogadores deixaram o clube. Robinho, Julio Cesar e Vanderlei não tiveram seus contratos renovados, Isaque rumou para o Fortaleza e Thaciano para o Bahia.
Contudo, após eliminações precoces na Copa Libertadores e Sul-Americana e um terrível início do Brasileirão, a diretoria teve de providenciar uma ”reformulação” para tentar tirar o tricolor dessa situação tão incomoda. Depois da derrota para o Independente Del Valle, David Braz foi negociado com o Fluminense.
Depois do zagueiro, Michael, que retornava de empréstimo do Fortaleza, e Pepe, que já estava negociado, também deixaram o tricolor. O volante reforçou o Vasco da Gama, enquanto o atacante foi para o Porto, de Portugal.
Sem conseguir sair da zona de rebaixamento, o time se afundava cada vez mais no Brasileirão. Foi então que a reformulação ganhou mais força nos bastidores do Grêmio: Guilherme Azevedo foi emprestado para o Coritiba, Paulo Victor rescindiu seu contrato, Léo Chú foi para o Seattle Sounders, dos Estados Unidos, e César Pinares para o Altay Spor, da Turquia.
Para finalizar, três jogadores: Após o fim das Olimpíadas, Matheus Henrique foi vendido para o Sassuolo, da Itália. Após o antigo camisa 7, Ricardinho foi emprestado para o Marítimo, de Portugal, e Maicon, capitão e ídolo do clube, rescindiu seu contrato.
O Grêmio ainda emprestou os atletas Lucas Araujo, para o Bahia, e Rildo, para o Brasil de Pelotas, ao longo desse meio de temporada. Completando 17 jogadores no total. Confira a lista completa:
- Robinho (Fim de contrato – Coritiba)
- Julio César (Fim de contrato – Sem clube)
- Isaque (Fortaleza)
- Lucas Araujo (Bahia)
- Thaciano (Bahia, mais tarde Altay Kulubu)
- Vanderlei (Rescisão – Vasco da Gama)
- David Braz (Fluminense)
- Michael (Vasco da Gama)
- Pepe (Porto, Portugal)
- Guilherme Azevedo (Coritiba)
- Paulo Victor (Marítimo – Portugal)
- Léo Chu (Seattle Sounders – Estados Unidos)
- César Pinares (Altay Spor – Turquia)
- Matheus Henrique (Sassuolo – Itália)
- Rildo (Brasil de Pelotas)
- Ricardinho (Marítimo – Portugal)
- Maicon (Rescisão)
* Por supervisão de: Marjana Vargas