O Grêmio trouxe 10 reforços novos para a equipe até o momento nesta intertemporada
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPAPor Redação Rádio Grenal | 7 de janeiro de 2023
O Grêmio finalizou a última temporada fazendo a obrigação: retornar à Série A do Campeonato Brasileiro. Não venceu a competição, esse prêmio ficou para o Cruzeiro que, após duas temporadas de tentativas fracassadas, conseguiu fazer uma campanha espetacular na competição e voltar ao grupo dos 20 da elite. Mas se a temporada que passou foi de agonia para o torcedor, querendo apenas subir de uma vez por todas, a nova diretoria de Alberto Guerra tratou de elevar as expectativas do torcedor, que agora sonha com grandes feitos em 2023. O principal reforço, sem dúvidas, foi o atacante uruguaio Luís Suárez.
Após uma negociação em que o clube praticamente reinventou seu modelo de negócio, com diversos investidores na jogada, para trazer ‘El Pistolero’, o tricolor acabou de vez com a dúvida sobre a contratação de um centroavante para revezar com Diego Souza, tão debatida por todos. Mas a chegada de Suárez não foi a única novidade, pelo contrário: antes de sua chegada, o Grêmio já veio reforçando seu elenco para este ano, com a chegada de diversos jogadores para suprir necessidades de elenco. Confira quem chega, quem pode chegar e quem deixa o tricolor nesta pré-temporada:
CHEGADAS
- Pepê: primeiro reforço anunciado pelo Grêmio após o fim da temporada, o volante veio do Cuiabá para assinar contrato até 2025.
- Reinaldo: assinou até 2024 após não ter seu contrato renovado pelo São Paulo.
- Everton Galdino: jogador do Tombense na última temporada, Galdino fica no tricolor por 1 ano via empréstimo.
- Bruno Uvini: sem clube desde agosto após rescindir com o FC Tokyo, do Japão, Uvini assinou por uma temporada com o Grêmio, com opção de renovação.
- Gustavinho: emprestado pelo América-MG, o meia-atacante ficará por uma temporada no tricolor.
- Felipe Carballo: vindo do Nacional (URU), o volante uruguaio chegou em Porto Alegre para assinar por 4 temporadas com o Grêmio.
- Franco Cristaldo: o meia argentino veio do Huracán (ARG) para fechar contrato de 4 temporadas com o Grêmio.
- Luís Suárez: na mais badalada de todas as contratações, o Grêmio trouxe ‘El Pistolero’ em definitivo até o fim. de 2024. O centroavante uruguaio havia deixado o Nacional (URU) após o fim da última temporada e estava sem clube.
- Fábio da Silva: o último dos reforços anunciados até o momento, o lateral chega do Nantes, da França, para assinar com o Grêmio por duas temporadas.
- João Pedro: acertou sua rescisão com o Porto, de Portugal, e deve chegar em Porto Alegre nos próximos dias para assinar com o Grêmio.
PODEM CHEGAR
- Michael: o ex-Flamengo, agora no Al-Hilal, da Arábia Saudita, o jogador está na mira do Grêmio. O principal entrave da negociação é o transfer ban sofrido pelo time árabe, que lhe impede de realizar transferências enquanto a punição estiver vigente.
SAÍDAS
- Biel: o clube decidiu não comprá-lo do Fluminense.
- Jean Pyerre: em uma decisão surpreendente, o atleta de 24 anos, que estava no Avaí, anunciou sua aposentadoria do futebol.
- Ricardinho: foi vendido para o Levski, da Bulgária.
- Nicolas: assinou por 3 temporadas com o América-MG.
- Elkeson: o clube optou por não renovar o contrato do jogador.
- Janderson: retornou ao Corinthians após fim do empréstimo.
- Elias: deixa o clube em definitivo após o New York Red Bulls exercer a opção de compra pelo atleta.
- Léo Gomes: o clube optou por não renovar o contrato do atleta.
- Edilson: também não teve seu contrato renovado com o clube.
- Diego Churín: emprestado ao Atlético-GO no último ano, o centroavante estava em fim de contrato com o Grêmio, que não tem planos para ele na próxima temporada e não renovou seu contrato.
- Paulo Miranda: emprestado ao Juventude na última temporada, também não teve seu contrato renovado com o Grêmio e fica livre no mercado.
O tricolor estreia na temporada com todos os seus novos reforços no dia 17 de janeiro, pela Recopa Gaúcha. Como atual campeão gaúcho, irá enfrentar o São Luiz de Ijuí, campeão da Copa FGF de 2022.
* Por supervisão de: Marjana Vargas