De volta à Série A do Campeonato Brasileiro, Grêmio supera o Santos por 1 a 0

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
RS - FUTEBOL/CAMPEONATO BRASILEIRO 2023/GREMIO X SANTOS - ESPORTES - Lance da partida entre Gremio e Santos disputada na noite deste domingo no Estadio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, em partida valida pela Campeonato Brasileiro 2023. FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Em seu retorno à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o Grêmio venceu o Santos por 1 a 0 nesse domingo (16). O jogo teve como palco o Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, e foi marcado por mais um pênalti desperdiçado por Luis Suárez e por uma confusão entre as torcidas adversárias nas arquibancadas. João Pedro marcou o único gol da noite. O próximo compromisso do Tricolor válido pela competição será diante do Cruzeiro, no próximo sábado (22), fora de casa.

A torcida gremista lotou o estádio localizado na Serra e empurrou a equipe time durante os 90 minutos. O jogo foi disputado longe da Arena já que o Clube cumpria punição devido a uma briga entre a torcida tricolor, que aconteceu durante a disputa da série B em 2022.

Primeiro tempo

Nos primeiros segundos de jogo, o goleiro Adriel demostrou segurança ao pegar firme uma cabeçada perigosa de Lucas Barbosa. Não demorou muito para o Tricolor se impor na partida e iniciar a troca de passes rápida. Aos dois minutos, Diogo Barbosa avançou em velocidade pela esquerda e tocou para trás, encontrando Zinho. O garoto, dentro da grande área, chutou colocado, mas a bola foi para fora.

O Grêmio passou a pressionar a equipe santista a partir dos cinco. Em contrapartida, o Santos atuava no contra-ataque.

O ponteiro passava dos 10’, quando Cristaldo teve uma grande oportunidade. O camisa 19 recebeu do lateral João Pedro, na entrada da grande área, e chutou colocado. A bola ia em direção ao gol, mas o goleiro João Paulo espalmou.

Até os 20 minutos, a partida somava poucas finalizações. O Grêmio tinha a bola e buscava pressionar, mas encontrava dificuldades na marcação adversária.

Com meia hora de jogo, Adriel precisou realizar outra defesa após um cabeceio na área, dessa vez de Marcos Leonardo. O arqueiro tricolor não encontrava dificuldades nos ataques da equipe paulista. Três minutos depois, Bitello buscou o gol através de um chute de fora da área, mas João Paulo pegou firme.

Aos 37’, o camisa 39 teve outra oportunidade. Dessa vez, Bitello cobrou falta, de frente para o gol, mas a bola foi pela linha de fundo.

Nos minutos finais, a defesa gremista passou a trabalhar mais, mas sem erros. Os momentos do Santos no ataque duraram pouco tempo.

Segundo tempo

O Grêmio voltou para a segunda etapa com duas modificações. João Pedro saiu para entrada de Thomas Luciano e Darlan entrou na vaga de Villasanti.

A primeira finalização foi gremista. Aos quatro minutos, a bola sobrou para Diogo Barbosa, que chegou chutando de fora da área, mas a bola subiu demais.

Logo depois, aos cinco, em outro lance, ela sobrou para Bitello. Da entrada da grande área, o camisa 39 finalizou, mas a tentativa também foi por cima do gol. Porém, Messias acabou atingindo Cristaldo na área. O árbitro foi para o VAR e marcou pênalti. Suárez bateu, mas a bola subiu demais e foi pela linha de fundo.

A partir dos 10’, a partida começou a ficar mais intensa. Com 16’, Adriel realizou uma grande defesa. Após cruzamento, o zagueiro Eduardo desviou e o arqueiro gremista salvou a queima roupa. Um minuto depois, o goleiro do Tricolor pegou firme um chute de Soteldo.

Com 18’ jogados, Renato promoveu mais uma troca. Everton Galdino entrou no lugar de Vina. Sem grandes jogadas, o comandante gremista realizou outra alteração, aos 26’, Cristaldo saiu para a entrada de Nathan.

A partir daí o Tricolor cresceu e voltou a pressionar. No primeiro toque na bola, Nathan finalizou com perigo. No lance, aos 31’, Diogo Barbosa fez jogada individual e cruzou. A bola sobrou para o meia que, de fora de área, chutou. A tentativa passou perto da trave.

O ponteiro passava dos 37’, quando Zinho teve outra oportunidade para o Grêmio. O atacante desarmou o adversário, avançou pela esquerda para dentro da área e bateu colocado. Porém, João Paulo defendeu.

Logo depois, Zinho saiu para a entrada de André Henrique. Aos 40’, Soteldo foi expulso após levar o segundo amarelo. Nos acréscimos, Suárez quase deixou sua marca. O atacante recebeu de Nathan, pela direita e chutou cruzado, para outra grande defesa do arqueiro adversário.

Ficha técnica

— Grêmio: Adriel, João Pedro (Thomas Luciano), Bruno Alves, Kannemann, Diogo Barbosa, Villasanti (Darlan), Bitello, Cristaldo (Nathan), Zinho (André), Luis Suárez e Vina (Everton Galdino). Técnico: Renato Portaluppi.

— Santos: João Paulo, Nathan, Messias, Eduardo Bauermann, Felipe Jonatan, Dodi (Bruno Mezenga), Camacho (Rodrigo Fernández), Lucas Lima (Miguelito), Daniel Ruiz (Ângelo), Lucas Barbosa (Soteldo) e Marcos Leonardo.  Técnico: Odair Hellmann.

— Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO), auxiliado por Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO). VAR (árbitro de vídeo): Rodolpho Toski Marques (PR).

Voltar Todas de Grêmio

Compartilhe esta notícia:

Grêmio x Santos: Escalações, momento das equipes e arbitragem
Elogios a Diogo Barbosa e criticas à CBF; veja como foi a coletiva de Renato após a vitória no Brasileirão
Deixe seu comentário

No Ar: Boteco Grenal