Diante do Cruzeiro, Grêmio sofre sua primeira derrota no Brasileirão

Foto: Thomas Santos / Cruzeiro

Jogando em Belo Horizonte (MG), o Grêmio sofreu sua primeira derrota (a segunda da temporada) nesta edição do Campeonato Brasileiro ao ser superado por 1 a 0 pelo Cruzeiro, na noite desse sábado (22). O revés deixa o Tricolor provisoriamente na 11ª colocação, com 3 pontos, e o próximo compromisso gremista será diante do Cuiabá, também fora de casa, no dia 30 (domingo).

Esse foi o primeiro confronto entre as duas equipes em partida válida pela Série A desde dezembro de 2019, ano de rebaixamento dos mineiros. O único gol do jogo foi marcado por Bruno Rodrigues, no segundo tempo.

Primeiro tempo

O Tricolor começou a partida pressionando os donos da casa e ameaçou no campo de ataque logo nos primeiros minutos: a bola chegou a Luís Suárez na direita, que finalizou de primeira, obrigando boa defesa do arqueiro Rafael. Mas o time mineiro não ficou atrás e respondeu quase que de imediato, quando Mateus Vital tabelou com Lucas Oliveira e chutou, mas foi parado por Diogo Barbosa.

Com 19 minutos jogados, o Tricolor teve uma falta a seu favor: Nathan cobrou, a bola explodiu na barreira, mas depois voltou ao meia, que finalizou de fora da área. Rafael caiu para fazer a defesa.

Já o Cruzeiro teve um escanteio a seu favor aos 28’, quando a bola foi colocada na área e Gilberto subiu para desviar de cabeça, mas Gabriel Grando defendeu. Na sequência, foi a vez de Bruno Rodrigues arriscar de longa distância, obrigando o goleiro gremista a voar, espalmando pela linha de fundo.

A melhor chance da partida até os 30’ foi adversária. Em bola parada, os donos da casa quase abriram o marcador, primeiro com Richard de cabeça e, na sequência, com Bruno Rodrigues, que por detalhe não empurrou a bola que sobrou na segunda trave para o fundo das redes.

A equipe do técnico Renato Portaluppi também levou perigo e praticamente no minuto seguinte, chegou com Luis Suárez finalizando a gol, mas a jogada foi anulada por impedimento.

Aos 34’, o Cruzeiro ameaçou novamente e só não marcou por grande defesa de Gabriel Grando no chute de Bruno Rodrigues, que encheu o pé e obrigou o arqueiro a espalmar pela linha de fundo.

Segundo tempo

Na reta final, o Grêmio arriscou de fora da área com Vina, que arrematou, mas Rafael defendeu, impedindo o que poderia ser o primeiro gol tricolor.

O Grêmio voltou a campo com a mesma formação para a etapa complementar. Nos primeiros instantes, a equipe mandante chegou bem com um cruzamento de Mateus Vital – Richard chutou e Grando fez grande defesa. Na sobra, Vital carimbou a marcação de Bitello, que impediu a sequência do ataque.

O Cruzeiro passou a impor seu ritmo na partida e chegou novamente aos 11’, com perigo. Pela direita, o time comandado por Pepa fez a bola chegar a Gilberto, que de frente para a meta chutou, mandando por sobre o gol gremista.

Em seguida, foi a vez de Ramiro mandar de fora da área, buscando o canto direito, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. Tanto pressionaram que conseguiram abrir a contagem aos 19’, com Bruno Rodrigues. Após escanteio da direita, o camisa 9 finalizou de primeira, mandando no canto esquerdo do goleiro gremista.

Mas os gremistas buscaram responder. Logo de imediato, por duas vezes, quase que o Tricolor igualou: primeiro, Nathan deu um passe para Luis Suárez, mas a jogada estava impedida; depois foi a vez de F. Cristaldo finalizar de fora da área, mas Rafael Cabral defendeu.

Com 29’ jogados, o meia trabalhou com Suárez na área e pegou a sobra, chutando a gol, para nova defesa do arqueiro adversário.

A primeira mudança no time foi feita aos 34’, quando André Henrique e Zinho ocuparam os lugares de Vina e Nathan.

O Grêmio buscou pressionar seguidas vezes. Suárez tentou receber lançamento na área, mas marcação cortou. Em escanteio, a bola chegou ao uruguaio, que fez o drible, mas dividiu com defensor e caiu no gramado – nada assinalado.

Outras duas mudanças no time: F. Cristaldo e Lucas Silva deram lugar a Gustavinho e Galdino, na reta final.

Nos instantes finais, L. Oliveira foi expulso da partida, depois de falta cometida. Na cobrança de falta, a bola viajou na área e Rafael jogou para fora, impedindo o gol de empate.

Ficha técnica

— Cruzeiro: Rafael Cabral, William, Oliveira, Luciano Castán, Marlon, Richard Coelho (Neto Moura), Ramiro (Machado), Mateus Vital (Wallisson), Nikão (Rafael Bilú), Bruno Rodrigues e Gilberto. Técnico: Pepa.

— Grêmio: Gabriel Grando, João Pedro, Bruno Alves, Kannemann, Diogo Barbosa, Lucas Silva (Everton Galdino), Nathan (Zinho), Cristaldo (Gustavinho), Bitello, Vina (André) e Luis Suárez.  Técnico: Renato Portaluppi.

— Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA/SP), auxiliado por Alex Ang Ribeiro (FIFA/SP) e Evandro de Melo Lima (SP). VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA/SP).

Voltar Todas de Grêmio

Compartilhe esta notícia:

Cruzeiro x Grêmio: Escalações, momento das equipes e arbitragem
Elogios ao grupo e polêmica com goleiros; veja como foi a coletiva de Renato Portaluppi
Deixe seu comentário

No Ar: Café Com Futebol