Por Redação Rádio Grenal | 19 de outubro de 2024
O Inter venceu o Grêmio por 1 a 0 na tarde deste sábado (19) no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O gol do clássico Gre-Nal 443 válido pela 30° rodada do Campeonato Brasileiro foi marcado pelo colombiano Rafael Borré. Com o resultado, o Colorado chegou aos 49 pontos na sexta colocação. Já o Tricolor é o 12º com 35 pontos. O próximo compromisso do Inter será no sábado (26) fora de casa diante do Atlético-MG. No mesmo dia, a equipe de Renato Portaluppi recebe o Atlético-GO. A partida também marcou um recorde de 50 anos quebrado pela equipe Colorada. Desde 1974 o Inter não vencia todos os clássicos do ano.
Inter dominante
Quase 50 mil torcedores lotaram o Beira-Rio no primeiro Gre-Nal de Roger Machado como comandante do Inter. No entanto, as primeiras ações ofensivas foram do Grêmio que começou a partida marcando a saída de bola sem dar chances ao adversário. Aos 6 minutos a primeira chance do clássico 443. Na ponta esquerda, após boa jogada individual, o chileno Aravena deu uma caneta em Bruno Gomes, invadiu a área e bateu rasteiro para defesa de Rochet.
Aos poucos o Inter foi encaixando a marcação e pressionando o Grêmio no campo de ataque. Aos 21, após escanteio, Wesley cabeceou e a bola bateu em Borré e se perdeu pela linha de fundo perdendo uma grande oportunidade de abrir o placar.
Aos 33, uma nova chance Colorada. Wesley recebeu lançamento em profundidade e cruzou rasteiro na área para Borré que não conseguiu aproveitar a chance clara de tirar o zero do marcador. Só dava Inter. Nove minutos mais tarde foi a vez de Marchesín salvar o Grêmio. Bruno Henrique lançou Wesley dentro da área, que, mesmo marcado por João Pedro e Edenilson, conseguiu limpar a marcação e bater no canto para defesa parcial do goleiro argentino. No rebote, Bruno Gomes chutou rasteiro e Marchesín de novo interveio.
No minuto seguinte, o duelo entre o argentino e Wesley se repetiu. Após rápido contra-ataque, o ponta Colorado venceu o duelo com Jemerson e bateu de canhota para defesa de Marchesín.
Segunda etapa
Logo aos 10 segundos, Wesley recebeu lançamento e de fora da área bateu rasteiro para fora sem perigo para o gol gremista. Aos 5, após escanteio, Rodrigo Ely testou firme para boa defesa de Rochet. Quatro minutos mais tarde, a resposta Colorada. Após bom passe de Alan Patrick, Bruno Henrique bateu firme e Marchesín espalmou a bola para a lateral.
Buscando a vitória, os técnicos mexeram. Soteldo e Monsalve entraram nos lugares de Edenilson e Cristaldo. Já Rômulo e Gabriel Carvalho saíram para as entradas de Fernando e Tabata. As mudanças logo surtiram efeito no lado vermelho do Estado. Após triangulação entre Tabata, Bruno Gomes e Alan Patrick, a bola sobrou para Bernabei, que de fora da área chutou. Borré colocou a cabeça na bola e desviou para o gol sem chances para Marchesín. Aos 25, Alan Patrick cobrou na cabeça de Fernando que quase ampliou o marcador.
Disposto a empatar, Renato tirou Aravena e colocou Diego Costa. Com menos de 30 segundos em campo, o camisa 19 gremista trombou com Bruno Gomes e recebeu cartão amarelo. Aos 34, Braithwaite quase empatou. O dinamarquês recebeu cruzamento na medida de Soteldo e dentro da área, de voleio, parou em excelente defesa de Rochet. Aos 43, Diego Costa, de cabeça, parou no goleiro uruguaio. Quatro minutos mais tarde, quase o empate Tricolor. Após escanteio, Arezo cabeceou livre, na rede, pelo lado de fora. Já aos 51, Diego Costa cabeceou fraco, nas mãos de Rochet, desperdiçando a última chance gremista na partida e decretando a vitória Colorada.
– Ficha técnica
– Escalação do Inter
Rochet; Bruno Gomes, Clayton S, Vitão e Bernabei; Rômulo (Fernando, 15min 2T), Bruno Henrique, Gabriel Carvalho (Tabata, 15min 2T), Alan Patrick e Wesley; Borré. Técnico: Roger Machado.
– Escalação do Grêmio
Marchesín; João Pedro, Jemerson, Rodrigo Ely e Mayk; Dodine Villasanti; Edenilson (Soteldo, 9min 2T), Cristaldo (Monsalve, 9min 2T) e Aravena (Diego Costa, 27 min 2T) ; Braithwaite. Técnico: Renato Portaluppi.
– Arbitragem
Bruno Arleu De Araujo (Fifa/RJ), Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ), Luiz Claudio Regazone (RJ), Bruno Pereira Vasconcelos (BA) e Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG).