
Por Redação Rádio Grenal | 20 de junho de 2020
Fora das quatro linhas, Grêmio e Inter estão se unindo em prol da campanha #PoderiaSerEu do Observatório da Discriminação Racial no Futebol. A ação visa utilizar o futebol como instrumento para conscientização da sociedade sobre o genocídio da população negra, além de buscar, também, o apoio de clubes identificados com a causa.
A campanha, que surgiu a partir de uma parceria entre a entidade, o tricolor gaúcho e o Esporte Clube Bahia, tem mobilizado as equipes nas redes sociais.
O Grêmio, em seu perfil oficial no Twitter publicou:” Não é preciso ter caso midiático, campanha da moda ou data “comemorativa” para lutar contra o racismo. Estamos juntos. Por mais respeito e empatia.”
✊🏾 Não é preciso ter caso midiático, campanha da moda ou data “comemorativa" para lutar contra o racismo. Estamos juntos, @ObRacialFutebol! Por mais respeito e empatia. #PoderiaSerEu #FutebolAntirracista #ChegaDePreconceito #ClubeDeTodos pic.twitter.com/DF4xvqF5XG
— Grêmio FBPA (@Gremio) June 18, 2020
A mesma mensagem foi repercutida nas redes sociais do Inter, que reforçou a importância da conscientização contra a discriminação racial.
✊🏾 Não é preciso ter caso midiático, campanha da moda ou data “comemorativa" pra lutar contra o racismo. Estamos juntos, @obracialfutebol ! Por mais respeito e empatia. #PoderiaSerEu pic.twitter.com/BlxlYBtA3p
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) June 18, 2020
O projeto contará ainda com a adesão de atletas e diversas personalidades negras, que, por meio de suas vozes, irão alertar sobre inúmeros casos e os riscos de também poderem fazer parte das estatísticas de violência racial, considerando dados nacionais e mundiais. Segundo a ONU, a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil.
* Por supervisão de: Marjana Vargas