E se essa moda pega? Títulos da dupla Grenal que poderiam ser reconhecidos

Foto: Horacio Seguí / Barcelona

Nas últimas semanas o Atlético Mineiro conseguiu ser reconhecido, pela CBF, como o Campeão Brasileiro de 1937, quando ainda não haviam competições de caráter nacional. Nos últimos dias, o Treze da Paraíba enviou ofício a entidade máxima do futebol brasileiro, pedindo o reconhecimento do título da série B de 1986, que pode ser dividido com Criciúma, Internacional de Limeira e Central de Caruaru. Se formos um pouco mais para trás, em 2010, as conquistas da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, de 1959 a 1970, foram reconhecidos como Brasileirões.

Inúmeras são as mudanças póstumas nos pleitos de campeões, até mesmo o Palmeiras foi reconhecido pela FIFA como Campeão Mundial. Grêmio e Internacional ainda não se saíram beneficiados por algum destes fatos, veja abaixo alguns títulos da dupla que poderiam ser reconhecidos.

Grêmio 

A conquista das três Américas

Título simbólico conquistado em 1954, poderia ser reconhecido como uma Libertadores (com muita boa vontade é claro), a conquista das três Américas consiste em uma série de excursões realizada pelo Grêmio entre os anos de 1949 e 1954. Foram quatro títulos conquistados pelo Tricolor no período, o troféu Sandrep, contra o Nacional do Uruguai, a Copa Presidente de La Republica de Costa Rica, disputada contra a seleção costa-riquenha, as vitórias sobre Necaxa e Chivas, no México, e, por fim, o torneio José González Artigas, disputado contra o Barcelona de Guayaquil.

Copa Fraternidade 1968

Também poderia entrar como uma Libertadores (lembrando sempre da boa vontade), inicialmente o torneio seria disputado entre os campeões e vices da Argentina, do Uruguai e do Rio Grande do Sul. Independiente e Estudiantes acabaram desistindo da competição, assim deixando apenas a dupla Grenal, o Nacional e o Peñarol. O Grêmio conquistou o título após vencer o Nacional por 2×1.

Troféu Internacional Ciudad de La Palma 1985

Esse poderia ser reconhecido como Mundial (não preciso mais lembrar da boa vontade, né?), o torneio teve a participação de Gijón, Mallorca e Barcelona, três espanhóis. O Grêmio passou nas semifinais do Gijón, nos pênaltis, na final, pegou o Barcelona e venceu por 1×0.

Internacional

Troféu Joan Gamper 1982

Poderia entrar na lista de títulos mundiais, com a participação de Bacelona, Manchester City e Könl, o torneio foi disputado em formato eliminatório. O Colorado enfrentou o Barcelona nas semifinais, na estreia de Maradona, o jogo terminou empatado em 0x0, o Inter passou nos pênaltis. Na final o Internacional teve a frente o Manchester City, ao qual venceu por 3×1, ficando com o título.

Torneio Heleno Nunes 1984

Não poderia entrar como título brasileiro, afinal disputavam os times eliminados dele, entretanto, quem sabe poderia contar como uma Copa do Brasil, afinal, a época não existia tal competição, e, se formos lembrar bem durante um certo período os clubes que avançavam na Libertadores não disputavam a Copa. Além do Internacional, estiveram no torneio, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Guarani, São Paulo, Palmeiras, Santa Cruz e Sport. o Colorado ficou com o título após um turno único em pontos corridos.

* Por supervisão de: Marjana Vargas

Voltar Todas de Futebol

Compartilhe esta notícia:

Espanha e Inglaterra: A final da Copa do Mundo Feminina
Peru x Brasil: Escalação, Momento, Arbitragem e Transmissão
Deixe seu comentário

No Ar: Dupla em Debate - Prorrogação