Jogador do Inter teria sido chamado de "macaco" por jogador adversário,
Foto: Ricardo Duarte / InternacionalPor Redação Rádio Grenal | 14 de maio de 2022
O meio-campista Edenílson prestou queixa à Polícia Civil por caso de injúria racial no jogo contra o Corinthians. O jogador colorado havia relatado o caso ao árbitro Bráulio da Silva Machado durante a segunda etapa da partida. O caso envolve o português Rafael Ramos, lateral-direito do Corinthians. O camisa 8 colorado ficou descontrolado após disputa de bola com o jogador corinthiano.
As câmeras da transmissão flagraram o momento em que Rafael Ramos possivelmente chama Edenílson de “macaco”, o que configuraria injúria racial. O jogador do Corinthians foi substituído pelo técnico Vítor Pereira logo após o incidente.
Já na zona mista, Roberto de Andrade, vice de futebol do Corinthians, negou que o jogador do Timão tenha utilizado o termo “macaco” para se referir a Edenílson: “O Rafael disse pra ele que não falou nada de injúria racial. Ele falou ‘mano cara@#%’.”
O Inter divulgou uma nota lamentando o fato ocorrido e prestando solidariedade ao atleta. Confira a manifestação na íntegra:
“Mais uma vez, um lamentável caso de racismo é registrado no futebol nacional. Desta vez, em nossa casa, contra um jogador do Internacional. Na partida deste sábado (14/05), pelo Campeonato Brasileiro, Edenilson relata ter sofrido injúria racial por parte de Rafael Ramos, atleta do Corinthians. É inadmissível que ainda ocorram fatos desse tipo em 2022, não há espaço para o racismo em nossa sociedade. O Clube do Povo reitera que repudia todo e qualquer ato de preconceito e apoia o seu atleta.”
Rafael Ramos, jogador do Corinthians, foi mantido no Estádio Beira-Rio para prestar depoimento à Polícia Civil.
A Rádio Grenal segue acompanhando os desdobramentos do caso.
* Por supervisão de: Marjana Vargas