Por Redação Rádio Grenal | 17 de março de 2019
Marcado pela escalação de times reservas, o primeiro clássico Gre-Nal deste ano teve gosto mais doce para o lado azul. O Grêmio venceu o rival por 1 a 0 na Arena, na noite deste domingo (17). O gol foi anotado por Leonardo, aos 42 minutos da etapa inicial da partida.
No meio da semana, em virtude de descontentamento com o aumento da suspensão de Nico López pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, o Inter havia anunciado a escalação do seu time alternativo como forma de protesto. Já neste domingo, 45 minutos antes do início do Gre-Nal 418, alegando uma virose que atingiu alguns atletas, o Grêmio confirmou a utilização do time reserva, gerando indignação por parte de alguns torcedores nas redes sociais.
No fim das contas, apesar de as principais estrelas da dupla estarem fora, o jogo foi movimentado do início ao fim, com direito à distribuição de muitos cartões amarelos por parte do árbitro da vez, Anderson Daronco, e também uma expulsão, de Nonato, do Inter, aos 29 minutos do primeiro tempo.
Quem teve as primeiras chances foi o time do Grêmio. Depois de uma primeira tentativa de Leonardo, Montoya chutou forte, mas Daniel fez a defesa. Logo após, aos 10 minutos, em uma chegada do Inter, a bola desviou em Marcelo Oliveira, sobrando para o goleiro tricolor, Brenno.
O Grêmio tinha mais volume de jogo, mas a partida era lá e cá, quando uma sequência de faltas mudou o rumo da partida. Aos vinte minutos, Nonato atacou Matheus Henrique. Falta. Logo após, o garoto gremista recebeu a bola dentro da área, arriscou um chute, que passou pelo lado do gol.
Depois disso, Nonato puxou Matheus quando ele arrancava em direção à área. Dessa vez, Daronco não perdoou, e o jogador colorado foi expulso. Até os 40 do primeiro tempo, não houve chances claras e boas chegadas. Mas, aos 42, Leonardo invadiu a área colorada, tabelou bonito com André e finalizou rasteiro para abrir o placar na Arena. Grêmio, 1 a 0.
O segundo tempo começou com substituições na equipe colorada. Saiu Pedro Lucas, amarelado, para a entrada de Tréllez. Ele não teve muitas participações no jogo, mas o Inter conseguiu ter mais presença ofensiva, com faltas perto da área, escanteios e finalizações no segundo tempo, sempre buscando o gol de empate.
Já o Grêmio diminuiu um pouco o ritmo na etapa complementar e não manteve a mesma intensidade.Antes de promover as trocas, o time do técnico Renato teve uma boa chance com Jean Pyerre. Aos 7 minutos, ele cobrou bem a falta, mas o goleiro adversário espalmou para escanteio.
Logo após a tentativa, quem teve outra chance de bola parada foi o Inter. Uendel cobrou da entrada da área e o goleiro defendeu em dois tempos. O Inter tentava por meio de jogadas de bola parada, mas não chegou a oferecer perigo concreto aos tricolores.
Tentando controlar o fim da partida através da posse de bola, o Grêmio ainda foi algumas vezes ao ataque nos acréscimos, mas sem sucesso.
Ao final da partida os jogadores da dupla falaram sobre o jogo. O goleiro colorado, Daniel, ressaltou o desempenho do seu time na segunda etapa. “Nós jogamos bem e nos impusemos no segundo tempo, mas com um jogador a menos, claro, é mais difícil. Faz parte. É levantar a cabeça, pois quarta tem mais.”
O gremista Jean Pyerre avaliou o comportamento do time alternativo. “Nós temos que ressaltar todo o grupo, jogamos de igual para igual. Parabéns para todo mundo, pois o professor precisou, e a equipe correspondeu.”
Com a vitória do Caxias sobre o Aimoré por 3 a 0, também neste domingo, o Inter caiu da segunda para a terceira colocação na tabela de classificação do Estadual. Com seus 26 pontos, o Grêmio não pode mais ser alcançado até o fim da primeira fase do campeonato.
Na próxima rodada, o Inter pega o Novo Hamburgo, no Beira-Rio. A partida ocorrerá nesta quarta-feira (20), às 21h30min. No mesmo dia e horário, o Grêmio enfrenta o Pelotas, fora de casa.
Ficha técnica
Grêmio: Brenno; Leonardo, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira e Juninho Capixaba; Rômulo, Matheus Henrique, Montoya (Everton), Jean Pyerre (Diego Tardelli) e Pepê; André (Darlan). Técnico: Renato Portaluppi.
Inter: Daniel; Bruno, Roberto, Emerson Santos e Uendel; Rithely, Rodrigo Lindoso, Nonato, Neilton (Camilo) e Guilherme Parede (Wellington Silva); Pedro Lucas (Tréllez). Técnico: Odair Hellmann.
Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Lúcio Flor.
Cartões amarelos: Roberto, Nonato, Guilherme Parede, Rithely, Rodrigo Lindoso (Inter); Jean Pyerre, Leonardo, Matheus Henrique (Grêmio).
Cartões vermelhos: Nonato (Inter).
Público total: 44.075 pessoas.