Lucas Silva desperdiçou uma penalidade durante a primeira etapa da partida
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPAPor Redação Rádio Grenal | 9 de abril de 2022
O Grêmio estreou neste sábado (9) na Série B do Brasileirão com empate. O Tricolor desperdiçou uma série de chances, Lucas Silva errou um pênalti, e o resultado não passou de um 0 a 0 com a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela primeira rodada da competição.
O próprio Lucas Silva, além da cobrança para fora, teve outra chance de gol e não marcou. Campaz, Elias, Bitello, Ferreira, todos desperdiçaram oportunidades. Com isso, o resultado dá um ponto para cada um, deixando gaúchos e paulistas em posições intermediárias.
O Grêmio volta a campo na próxima sexta-feira (15), quando encara a Chapecoense, na segunda rodada da Série B, em Porto Alegre. Já a Ponte Preta atuará no próximo sábado (16), fora de casa, contra o Operário-PR.
Era metade do primeiro tempo e o zagueiro Thiago Oliveira chegou atrasado numa dividida com Elias, cometendo pênalti. Mas a Ponte Preta levou sorte. Lucas Silva, que tinha feito um gol de pênalti no jogo de ida da final do Gauchão, dessa vez bateu para fora. Campaz vinha de bons jogos pelo Grêmio, mas não conseguiu brilhar na estreia pela Série B. Após errar alguns lances, ele acabou substituído.
O Grêmio foi mais lúcido quando teve a bola. Desde o começo do jogo, criou oportunidades na mesma medida que as desperdiçou. A maior delas com Lucas Silva, que cobrou para fora um pênalti sofrido por Elias. O próprio atacante teve uma boa conclusão pouco adiante, e Ferreira também foi arma importante. Sem ser muito ameaçado atrás, o principal desafio gremista foi buscar o gol, algo que não deixa o time de Roger Machado confortável.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Grêmio voltou a campo com a mesma formação. A Ponte Preta iniciou trocando passes e buscando o gol, mas a equipe paulista seguia não dando trabalho ao goleiro Brenno.
O Tricolor voltou a levar perigo a partir dos 11 minutos, quando Ferreira, em jogada individual, passou por todo mundo e arriscou. A bola foi pra fora. Na sequência, mais uma grande chance. Primeiro, Campaz arriscou de fora da área e o goleiro adversário espalmou. No rebote, Bitello, dentro da área, chutou e mandou pela linha de fundo.
Aos 22 minutos, Roger promoveu as primeiras trocas na equipe. Ricardinho entrou no lugar de Elias e o estreante, Biel, entrou nos lugar de Campaz. Aos 25 minutos aconteceu mais uma chegada perigosa Tricolor. Rodrigues cruzou rasteiro e a bola passou por Gabriel Silva.
Passados 33 minutos mais trocas na equipe Tricolor. Janderson entrou no lugar de Ferreira e Gabriel Silva na vaga de Bitello.
A equipe da casa apenas arriscava de longe. Foi o que aconteceu aos 38 minutos. Em escanteio, o zagueiro Geromel cortou duas vezes e, no rebote, Echaporã tentou o chute que foi por cima do gol de Brenno.
Nos minutos finais o Tricolor seguiu pressionando, mas não conseguiu abrir o marcador.
Ficha técnica
Grêmio: Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva e Bitello (Gabriel Silva); Campaz (Gabriel Teixeira), Ferreira (Janderson) e Elias Manoel (Ricardinho). Técnico: Roger Machado.
Ponte Preta: Caíque França; Bernardo, Thiago Oliveira, Fabrício e Artur; Wesley (Igor Formiga), Léo Naldi, Matheus Anjos, Felipe Amaral (Moisés Ribeiro) e Fessin (Nicolas); Danilo Gomes (Echaporã). Técnico: Hélio dos Anjos.
* Por supervisão de: Marjana Vargas