Só restou para o Grêmio de Renato Portaluppi o Campeonato Brasileiro
Foto: Lucas Uebel/GREMIO FBPAPor Lorenzo Vieira de Castro * | 20 de agosto de 2024
Pela segunda vez na temporada, o Grêmio foi eliminado nas penalidades. A equipe de Renato Portaluppi foi ao Maracanã com vantagem no placar, e viu o Fluminense abrir 2×0 ainda no primeiro tempo. Gustavo Nunes descontou no segundo tempo, mas de nada adiantou. Nathan e Cristaldo perderam suas cobranças, e o sonho do tetracampeonato gremista acabou.
A novidade na escalação foi a presença de um trio de zagueiros, mas sem a presença de um meio-campista com as características de armador. Para Renato, a opção por Dodi e Villasanti como únicos jogadores no meio-campo gremista não foi determinante para a eliminação: “Não acredito que o Grêmio tenha perdido o meio-campo pela escalação que eu coloquei em campo. Pecamos pelos erros nos 45 minutos. Entregamos a vantagem.” Ainda de acordo com o treinador, a ausência de Cristaldo nada tem a ver com problemas extracampo.
Outras ausências, foram de Diego Costa e Nathan Fernandes. Os dois foram relacionados mas ficaram de fora até mesmo do banco de reservas. Sobre o centroavante, Renato justificou problemas físicos. Enquanto Nathan, pareceu ter sido uma opção do próprio treinador: “Eu falo para eles, o meu grupo é grande. Aproveitem as oportunidades, não posso escalar todos.”, disse sobre o jovem.
Assim como fez na eliminação contra o Corinthians, quando colocou Edenílson nos minutos finais para participar da disputa de pênaltis, Renato colocou Nathan Pescador quase nos acréscimos. A história se repetiu, e o meio-campista perdeu sua cobrança. O treinador gremista disse que o jogador não entrou frio, e que isso não o prejudicou. Porém, na zona mista, o próprio jogador disse que ter entrado tão tarde no jogo o atrapalhou na hora de bater.
Como nas últimas coletivas, mais uma vez a pergunta de um repórter incomodou Renato. Perguntado sobre a ausência de Cristaldo e Monsalve, o treinador questionou o autor da pergunta: “Então vem no meu lugar. Pega o apito e vai na beira do campo. Pede pro Guerra te dar um emprego. Enquanto eu estou lá vocês só fazem as perguntas e eu respondo.”
O Grêmio entra em campo no domingo (25), visitando o Cricíuma no Heriberto Hulse, pela vigésima quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
* Por supervisão de: Marjana Vargas