Por Redação Rádio Grenal | 7 de agosto de 2020
A FGF (Federação Gaúcha de Futebol) comunicou nesta quinta-feira (6) que as finais do Campeonato Gaúcho serão disputadas nos dias 26 e 30 de agosto, em Caxias do Sul e Porto Alegre, respectivamente.
Em seu Twitter oficial, a Federação explicou o motivo de a final ser em dois jogos. A equipe do Caxias preferia definir o título em jogo único, possibilidade aberta após a CBF anunciar que poderia transferir a primeira rodada do Campeonato Brasileiro dos clubes que estivessem disputando o título do estadual em jogo único, caso que seria o do Grêmio. No entanto, o tricolor não aceitou a proposta de decidir o título em uma única partida.
Com a discordância entre as partes, a finalíssima do Gauchão 2020 será disputada na forma prevista no artigo 16 do Regulamento Específico da Competição.
Dessa forma, o vencedor do Campeonato Gaúcho será conhecido após a realização de duas partidas entre o campeão da Taça Cel. Ewaldo Poeta, o Caxias, e o campeão da Taça Francisco Novelletto Neto, o Grêmio.
O primeiro confronto ocorrerá no dia 26 de agosto, às 21h30, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. O segundo enfrentamento será realizado no dia 30 de agosto, às 16h, na Arena, em Porto Alegre.
A federação também esclarece que, em cumprimento ao que foi estabelecido pela CBF, a data de 9 de agosto só poderia ser utilizada para o Gauchão 2020 caso fosse a partida definidora do campeão estadual.
Confira a nota oficial divulgada pela Federação:
Assim sendo, o vencedor do campeonato gaúcho será conhecido após a realização de duas partidas entre os finalistas (campeão da Taça Cel. Ewaldo Poeta x campeão da Taça Francisco Novelletto Neto).
— Federação Gaúcha de Futebol (@OficialFGF) August 6, 2020
Por fim, a Federação esclarece que, em cumprimento ao que foi estabelecido pela CBF, a data de 9 de agosto só poderia ser utilizada para o Gauchão Ipiranga 2020 caso fosse a partida definidora do campeão estadual.
— Federação Gaúcha de Futebol (@OficialFGF) August 6, 2020
* Por supervisão de: Marjana Vargas