Em 2017, o Tricolor bateu o Lanús na final da maior competição do continente
Foto: JUAN MAMBROMATA (AFP)Por Redação Rádio Grenal | 18 de março de 2024
Na noite desta segunda-feira (18), diretamente de Luque, no Paraguai, o Grêmio conhecerá seus três primeiros rivais na busca pelo quarto título da Copa Libertadores da América. O Tricolor entra para o sorteio em condição de cabeça de chave, encarando clubes de menor ranking ou advindos da “Pré-Libertadores”. Lembrando que, de acordo com as regras da dinâmica, o Grêmio não poderá enfrentar equipes brasileiras na primeira fase, excetuando-se o Botafogo, classificado na primeira eliminatória, entrando, portando, como um “apátrida” no pote 4.
Dividem o posto de cabeça de chave com o Grêmio as seguintes 7 equipes: Fluminense, atual campeão da competição, Palmeiras, Flamengo e São Paulo, do Brasil; Peñarol, do Uruguai, River Plate, da Argentina; e LDU, equatoriana e campeã da Copa Sulamericana de 2023.
O pote 2 é composto pelos melhores rankeados que não atingiram os 8 melhores postos, são eles: Atlético Mineiro, do Brasil; Independiente Del Valle e Barcelona, do Equador; Libertad e Cerro Porteño, do Paraguai; Estudiantes, da Argentina; Bolivar, da Bolívia; e Junior de Barranquilla, da Colômbia.
O terceiro grupo pode ser o responsável por formar o “grupo de morte”. São candidatos: San Lorenzo, Rosário Central e Talleres, da Argentina; Alianza Lima e Universitário, do Peru; The Strongest, da Bolívia; Millonarios, da Colômbia; e Deportivo Tachira, da Venezuela.
Já o pote 4 é composto pelos 4 piores classificados no Ranking da Conmebol e os vindos da eliminatória preliminar, que são sorteados sem restrições. As equipes são: Huachipato, Cobresal, Palestino e Colo Colo, do Chile; Liverpool e Nacional, do Uruguai; Caracas, da Venezuela; e o brasileiro Botafogo.
O sorteio ocorre às 20h, pelo horário de Brasília, e será acompanhado pela apaixonada pelo futebol durante o Grenal FC.