Grêmio é derrotado por 2 a 0 pelo Botafogo e perde invencibilidade de quase um ano em casa

Derrota deixa o Tricolor na 3ª posição na tabela, com 26 pontos.

Foto: Vitor Silva/Botafogo

Em duelo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio recebeu o Botafogo na Arena e foi derrotado por 2 a 0. O resultado deixa o time gaúcho na 3ª posição na tabela, com 26 pontos e representa a perda de uma invencibilidade de quase um ano em casa.

Nesta quarta-feira (12), o Tricolor enfrenta o Bahia na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, em Porto Alegre. No primeiro jogo, as duas equipes empataram em 1 a 1.

Jogo

Uma partida intensa marcou os primeiros minutos. O Grêmio jogava com garra. A defesa trabalhava afastando e o ataque buscava o gol. A primeira oportunidade foi tricolor, aos três. Em uma bela troca de passes, Cristaldo buscou Suárez. A bola acabou sobrando para Reinaldo, mas a finalização foi para fora.

A partir daí, a pressão foi gremista. Aos sete, Suárez encontrou Reinaldo pela esquerda. O lateral cruzou, Bitello tentou chegar de cabeça, mas a bola passou. Na sobra, a tentativa ficou na defesa. Logo depois, mais uma chance acabou na zaga adversária. Com oito jogados, Bitello recebeu na intermediária e chutou, assustando Lucas Perri.

O Botafogo encontrava dificuldades, já que a zaga gremista afastava e dificultava as ações adversárias.

O artilheiro Luis Suárez quase deixou sua marca aos 21’. João Pedro, pela direita, encontrou o uruguaio, que, sozinho, chutou. A bola passou perto da trave.

Na primeira chegada perigosa, Tiquinho Soares balançou as redes, aos 24’. Porém, o lance foi para revisão do VAR. A arbitragem marcou impedimento na origem do lance.

Com 36’ jogados foi a vez de Villasanti assustar os adversários. O meia entrou na área e bateu cruzado, a finalização passou pertinho da trave, para delírio dos gremistas presentes na Arena.

O Botafogo tentou responder aos 39’. Eduardo chutou de longe, mas Grando pegou firme, sem dificuldades.

Um minuto depois foi a vez do Tricolor voltar ao ataque. João Pedro cruzou, a bola ia em direção a Bitello, mas a defesa afastou. Na sobra, o camisa 39 cabeceou com perigo. A tentativa pegou nas redes, pelo lado de fora.

Era uma chance perigosa atrás da outra. Com 42’ João Pedro cruzou para Suárez, que pegou a bola no alto, quase acertando o gol. Já aos 44’, o artilheiro tricolor pegou a sobra do escanteio, chutando direto, mas a oportunidade pegou na defesa e foi para fora.

O Grêmio voltou para a segunda etapa sem mudanças. Os minutos finais de jogo iniciaram mais truncados, com as duas equipes marcando em cima.

Aos quatro, o Tricolor teve a primeira grande oportunidade. E que chance! No bate e rebate, Bruno Uvini quase marcou, mas a bola sobrou para Suárez que, com muita qualidade, conseguiu finalizar, mas a chance terminou na trave.

As tentativas demoravam mais para vir, mas quando chegavam, eram com perigo. Com 10’ jogados, Bitello pifou Suárez. O artilheiro chutou direto e a bola passou perto da trave, mais uma vez.

Um minuto depois, Gabriel Grando precisou realizar uma grande defesa. Tchê Tchê invadiu a área e chutou, fazendo o arqueiro gremista espalmar. Já aos 15’, Cristaldo cobrou falta. Bruno Uvini cabeceou e quase acertou o gol.

O ponteiro passava dos 16’, quando, em mais um bate e rebate na área, Cristaldo encontrou Suárez, que bateu firme, mas Lucas Perri espalmou. Na sobra, Reinaldo soltou uma bomba, mas a finalização foi para fora.

O Grêmio queria o resultado e, para seguir em cima com qualidade, Renato Portaluppi realizou as primeiras trocas aos 26’. Ferreira e Cuiabano entraram nas vagas de Cristaldo e Carballo.

O ponteiro passava dos 28’, quando Suárez tentou, mais uma vez. Da intermediária, o uruguaio viu o arqueiro adiantado e chutou. O goleiro conseguiu defender em dois tempos.

O Botafogo encontrou o gol aos 29’. Na jogada, Bruno Alves foi derrubado, mas a arbitragem nada marcou. Di Placido ficou com a bola e tocou para Eduardo, que bateu de primeira e balançou as redes.

Aos 34’, Vina entrou no lugar de Kannemann. O Grêmio seguia buscando o gol, mas o Botafogo, fechado, dificultava as ações tricolores.

Em um contra-ataque, a equipe gremista acabou levando o segundo gol. Aos 42’, Carlos Alberto recebeu na área e, de frente para o gol, balançou as redes.

Logo depois, André Henrique e Nathan entraram nas vagas de Suárez e Bitello. O Tricolor seguiu buscando a pressão até os minutos finais, mas não conseguiu furar o bloqueio adversário.

Ficha técnica

— Grêmio: Gabriel Grando; Bruno Alves, Bruno Uvini e Kannemann (Vina); João Pedro, Villasanti, Carballo (Cuiabano), Bitello, Cristaldo (Ferreira) e Reinaldo; Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

— Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Víctor Cuesta e Hugo (Marçal, intervalo); Tchê Tchê (Breno), Marlon Freitas e Eduardo (Danilo Barbosa); Júnior Santos (Matías Segovia, intervalo) Luis Henrique e Tiquinho Soares (Carlos Alberto). Técnico: Cláudio Caçapa.

— Arbitragem: Flavio Rodrigues de Souza (SP), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP). VAR (árbitro de vídeo): Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP).

Voltar Todas de Grêmio

Compartilhe esta notícia:

Grêmio x Botafogo: Momento, escalações, transmissão e arbitragem
“Nos últimos jogos o Grêmio tem sido prejudicado”, diz Renato após derrota e polêmica com a arbitragem
Deixe seu comentário

No Ar: Futebol Alegria do Povo