Com 22 pontos, o time comandado por Luiz Felipe Scolari ocupa a 18ª colocação na tabela de classificação
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPAPor Redação Rádio Grenal | 26 de setembro de 2021
Em rodada para deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão, o Grêmio perdeu para o Athletico-PR por 4 a 2 na noite deste domingo (26) e segue no Z-4. Esta foi a primeira derrota tricolor no returno da competição nacional. Com 22 pontos, o time comandado por Luiz Felipe Scolari ocupa a 18ª colocação na tabela de classificação.
Ex-Grêmio, Pedro Rocha marcou duas vezes para o Furacão. Os outros dois gols foram anotados por Renato Kayser. Thiago Santos e Vanderson descontaram para o Tricolor.
O próximo desafio gremista será no próximo domingo (3), diante do Sport, na Arena, em Porto Alegre.
Jogo
A partida iniciou disputada, com algumas jogadas perigosas no ataque nos primeiros minutos. Aos 4′, o Grêmio tentou com Ferreira pela esquerda. O atacante recebeu um passe e tentou o cruzamento na área, mas a bola explodiu nas costas do marcador e saiu. Em resposta, os donos da casa chegaram com Khellven levantando na pequena área para Kayzer. Ele desviou de cabeça, mandando à esquerda da meta defendida por Chapecó.
Já com 6’ jogados, após cobrança de escanteio curta feita pela equipe gremista, Vanderson acionou Borja, que mandou de cabeça, mas Santos defendeu.
O Athletico pressionou e teve duas chances seguidas em escanteio. Na primeira, Thiago Heleno cabeceou e acabou mandando pela linha de fundo. Na segunda, Chapecó saiu de soco para afastar. Richard também arriscou com um chute de fora da área, mas o goleiro gremista fez a defesa com tranquilidade no centro do gol, passados 10 minutos.
Aos 16’, o time paranaense seguir pressionando e criou outra oportunidade. Khellven recebeu na direita e cruzou. Chapecó segurou. O Tricolor aproveitou e se lançou em contra-ataque pelo meio. Ferreira finalizou de fora da área, mas mandou por cima.
O Athletico conseguiu abrir o marcador aos 30 minutos, quando Pedro Rocha, pela esquerda, passou pela marcação e chutou cruzado, mandando no canto esquerdo da meta gremista.
O Grêmio buscou responder em cobrança de falta: Vanderson bateu direto, mas Santos defendeu bem, aos 34’. Na reta final, aos 40’, Vanderson recebeu um passe de Lucas Silva e arriscou, mas a bola foi por cima da meta.
Os donos da casa conseguiram chegar ao segundo gol, novamente com Pedro Rocha, que desviou de cabeça um cruzamento, ampliando o placar aos 45’.
O Grêmio voltou para a etapa complementar com duas mudanças: Léo Pereira e Douglas Costa nos lugares de Alisson e Lucas Silva.
Logo no minuto inicial, Léo Pereira foi acionado na área por Borja, mas disputou com Zé Ivaldo e caiu no gramado – nada assinalado. Em seguida, foi a vez de Villasanti levantar a bola na área, mas a zaga fez o corte.
Adiantando mais a marcação, o Tricolor chegou por mais vezes. Aos 6’, Vanderson cruzou na área, mas Santos conseguiu segurar.
Aos 9 minutos, o time paranaense conseguiu marcar o terceiro. Após um cruzamento da direita, Renato Kayzer subiu e desviou de cabeça para o fundo do gol.
O Grêmio conseguiu descontar na marca dos 14 minutos de jogo. Após cobrança de escanteio, Thiago Santos desviou de cabeça para o fundo das redes.
Mas no minuto seguinte, Khellven recebeu na frente, foi a linha de fundo e cruzou para Renato Kayzer finalizar para o fundo das redes, marcando o quarto do Athletico.
Próximo dos 30’, Borja saiu em velocidade pela direita e chutou, mas Santos fez a defesa. Três minutos depois, Nikão arriscou de longe e acertou a trave.
O técnico Luiz Felipe promoveu duas outras mudanças: Villasanti e Thiago Santos deram lugar a Darlan e Sarará.
Aos 35’, os gremistas chegaram ao segundo gol, com Vanderson, que invadiu a área pela direita e chutou cruzado. A bola foi direto para o fundo das redes.
Nos acréscimos, quase o terceiro gol com Ferreira, mas Santos fez grande defesa.
Ficha técnica
Athletico-PR: Santos; Zé Ivaldo, Thiago Heleno (Nico Hernández) e Lucas Frasson; Khellven (Marcinho), Richard (Christian), Léo Cittadini e Nicolas; Nikão, Pedro Rocha (Carlos Eduardo) e Renato Kayzer (Bissoli). Técnico: Paulo Autuori.
Grêmio: Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Rafinha; Thiago Santos (Sarará), Lucas Silva (Léo Pereira) e Villasanti (Darlan); Alisson (Douglas Costa), Ferreira e Borja. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa. VAR (árbitro de vídeo): Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.
* Por supervisão de: Marjana Vargas