Por * | 27 de maio de 2020
Enquanto a projeção da volta do futebol é apenas algo futuro, o Grêmio trabalha para lidar com o presente, especialmente com os impactos nas finanças. Para isso, a direção do clube já trabalha na elaboração de um novo plano para a contenção dos gastos, pelo período de julho ao final de setembro. Entre as medidas, poderá haver uma renegociação com os atletas.
O novo planejamento leva em conta que, o atual, era válido apenas até julho. Período, ao qual se encaminha, ainda sem a volta do futebol. Já que a previsão de retorno do Campeonato Gaúcho é de meados de julho e início de agosto. Até o momento, os prejuízos nos cofres sem a arrecadação de receitas está na casa dos 30 milhões.
Conforme apurou a reportagem da Rádio Grenal, este plano deve seguir com a manutenção de medidas já adotadas, como a renegociação de contratos com fornecedores e credores. A sequência de trabalhos das categorias de base do masculino e do departamento feminino deve seguir de maneira virtual para a contenção de gastos.
Novas ações também estão sendo avaliadas, como a possibilidade de uma nova renegociação com o elenco, prevendo uma redução salarial. Vale lembrar que, o clube e jogadores acertaram, no início da pandemia, uma readequação financeira que prevê o pagamento do direito de imagem de quatro meses desta temporada sendo quitado no ano que vem.
Analisando o cenário mensalmente, o clube não planeja demissões no quadro funcional. Além disso, quanto à questão do quadro de associados, fonte importante de renda, será reavaliado a cada mês.
Diante da situação, o clube pode ganhar um incremento nas receitas, a partir da reabertura da GrêmioMania Megastore, na Arena, e também das visitações do Tour e do Museu.
* Por supervisão de: Marjana Vargas