Por Redação Rádio Grenal | 17 de julho de 2021
Em partida truncada e com poucas chances de gol na noite deste sábado (17), o Grêmio conseguiu a primeira vitória no Campeonato Brasileiro em cima do Fluminense, jogando fora de casa, pelo placar de 1 a 0. O jogo disputado no Maracanã foi o terceiro seguido do Tricolor sem levar gols e foi válido pela 12ª rodada da competição nacional. O gol do confronto saiu de um pênalti marcado com auxílio do VAR e convertido pelo meia chileno César Piñares, aos 45 minutos do segundo tempo. O resultado tirou o time do técnico Felipão da lanterna do campeonato, que agora soma 6 pontos na tabela.
O próximo compromisso é pela Sul-Americana, onde a equipe recebe a LDU, na terça-feira (20), na Arena, em busca da vaga nas quartas de final do torneio continental. Pelo Brasileirão, o próximo jogo está marcado para sábado (24), diante do América-MG, também em Porto Alegre.
O jogo
O jogo iniciou equilibrado, com muita disputa em cada lance. Logo aos 2 minutos, o Tricolor teve dois escanteios a seu favor. Jean Pyerre colocou na primeira trave, mas Martinelli cortou nas duas oportunidades. Já o Fluminense respondeu de imediato, quando Gabriel recebeu na intermediária e chutou, mas Chapecó defendeu no meio do gol.
Outra tentativa gremista, desta vez saiu pela direita, com Léo Pereira acionando Diego Souza, mas o centroavante foi bloqueado pela defesa carioca.
Passados 17’, os gremistas tentaram pela esquerda, com um cruzamento de Alisson, mas Manoel cortou de cabeça, afastando o perigo. Nove minutos depois, o Tricolor teve uma falta da intermediária, pelo lado direito. Jean Pyerre cobrou, colocando na segunda trave. Bobsin chegou a completar, mas pegou mal e a bola saiu pela linha de fundo.
Aos 29’, o Fluminense teve uma oportunidade em bola parada, da meia esquerda. Egídio cobrou, mas a defesa fez o corte, com segurança.
Aos 33’, Vanderson cobrou escanteio e Alisson desviou de cabeça, mas a bola bateu na rede, pelo lado de fora. Os cariocas arriscaram da entrada da área com Wellington, que chutou forte, mandando pra fora.
Na reta final, Jean Pyerre cobrou um escanteio, Diego Souza subiu, desviando de cabeça, mas mandou por sobre a meta.
O Grêmio voltou a campo com a mesma formação para a etapa complementar.
A primeira chance foi adversária, aos 2’. Após uma cobrança de falta, a bola sobrou para Ganso, que finalizou. Chapecó caiu para fazer a defesa. Outra oportunidade carioca saiu aos 7’, quando Gabriel Teixeira foi acionado e tentou um cruzamento na área, mas Geromel conseguiu cortar.
O Tricolor respondeu em seguida, com Vanderson, que soltou o pé e mandou uma bomba no travessão, com 9 minutos jogados.
O Fluminense voltou ao ataque e também quase abriu o marcador. Após escanteio, Luccas Claro mandou na trave da meta defendida por Gabriel Chapecó.
Passados 25’, Léo Pereira recebeu na área e cruzou por sobre a zaga, mas o defensor adversário conseguiu tirar de cabeça, impedindo a sequência do ataque gremista.
Aos 31’, o Grêmio teve uma falta próximo a grande área. A bola foi colocada na área, mas Muriel saiu do gol com tranquilidade e fez a defesa.
Na reta final, Vanderson se lançou em contra-ataque e acionou Alisson na meia esquerda. O atacante recebeu e finalizou, mandando em curva, mas a bola saiu à esquerda da meta carioca.
Aos 39’, as primeiras mudanças na equipe: Diego Souza e Jean Pyerre saíram para a entrada de Pinares e Ricardinho.
Aos 42 minutos, em um lance de ataque, Calegari cometeu falta sobre Alisson dentro da área. Na cobrança, Pinares bateu e mandou no canto direito da meta adversária, deslocando Muriel e abrindo o marcador no Maracanã.
A última mudança foi promovida nos acréscimos, aos 50’, por Felipão: Saiu Léo Pereira para a entrada de Ruan.
Ficha técnica
— GRÊMIO: Gabriel Chapecó; Vanderson, Geromel, Kannemann e Cortez; Fernando Henrique, Victor Bobsin, Alisson, Jean Pyerre (Pinares) e Léo Pereira (Ruan); Diego Souza (Ricardinho). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
— FLUMINENSE: Muriel, Calegari, Manoel, Luccas Claro e Egídio; Wellington (Yago Felipe), Martinelli e Ganso (John Kennedy); Luiz Henrique (Lucca), Gabriel Teixeira (Cazáres) e Abel Hernández (Matheus Martins). Técnico: Roger Machado.
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior.
* Por supervisão de: Marjana Vargas