Grenal na História: Arbitragem paralisa clássico 103

Inter conquista o Campeonato Citadino de 1948

Foto: Divulgação / Internet

Nos anos 1940, o Inter montou a equipe que ficaria conhecida na história como “Rolo Compressor”. Comandados por Alfeu, Nena, Tesourinha, Carlitos e outros craques, os títulos do Campeonato Gaúcho e Citadino de Porto Alegre, em 1948, foram os últimos de uma série de conquistas que durava oito anos. E foi nesse ano, que o Inter enfrentou o Grêmio pelo clássico Grenal 103. Jogo que ficou marcado por polêmicas de arbitragem, que resultaram em um encerramento precoce da partida.

Na época, o Campeonato Citadino de Porto Alegre era disputado em fase única, por pontos corridos. Cada uma das sete equipes se enfrentava duas vezes, totalizando doze jogos para determinar o campeão. O primeiro embate entre Grêmio e Inter ocorreu no dia 22 de agosto, um domingo, e teve como palco o antigo estádio dos Eucaliptos.

O tricolor abriu o placar cedo, aos 4 minutos do primeiro tempo, com gol de Hermes. O empate colorado veio logo depois, com Eliseu, e Leônidas completou a virada. Geada empatou para os gremistas três minutos depois, mas Adãozinho no final do primeiro tempo fez com que o Inter terminasse os 45 minutos iniciais em vantagem.

Aos 25 minutos do segundo tempo, quando o placar apontava 3 a 2 favorável aos colorados, o árbitro José Carvalho marcou um pênalti a favor do Grêmio. Mas minutos depois, voltou atrás em sua decisão. Os jogadores gremistas, como ato de revolta, permaneceu em campo sem disputar os minutos restantes. O caso foi julgado pelo Tribunal Superior de Desportos, que condenou os atletas.

Ao final das doze rodadas, o Inter se sagrou campeão invicto do torneio, com 9 vitórias e 3 empates.

FICHA TÉCNICA

Data: 22/08/2024

Competição: Campeonato Citadino de Porto Alegre

Local: Estádio dos Eucaliptos

INTER: Ivo, Alfeu, Ilmo, Nena, Abigail; Vianna, Leônidas, Villalba, Tesourinha; Adãozinho e Eliseu. Téc: Carlos Martin Volante

GRÊMIO: Júlio, Clarel, Danton, Adams, Johny; Touguinha, Hermes, Teotônio, Fossati; Prego e Geada. Téc: Selviro Rodrigues da Silva

 

* Por supervisão de: Marjana Vargas

Voltar Todas de Memória Grenal

Compartilhe esta notícia:

Memória Grenal: Jorge Tabajara
Memória Grenal: Alan Ruschel e sua jornada com a camisa do Inter
Deixe seu comentário

No Ar: Contra Ataque