![](https://www.radiogrenal.com.br/wp-content/uploads/2023/08/inter-enner-1200x800.jpg)
Com nove jogadores nascidos fora do Brasil em cada clube, Inter e São Paulo são considerados os clubes mais globalizados do país.
Foto: Ricardo Duarte / S.C.InternacionalPor Redação Rádio Grenal | 4 de agosto de 2023
Das novas contratações do Colorado nessa janela de transferências, estão inclusos dois estrangeiros, o equatoriano Enner Valencia e o novo goleiro uruguaio, Sergio Rochet. Além deles, o time também é composto por outros sete estrangeiros: os argentinos, Mercado e Bustos; o uruguaio Carlos De Pena; o chileno Charles Aránguiz; o colombiano Nicolás Hernández; o americano, com dupla-nacionalidade brasileira, Johnny; e Wanderson, com cidadania belga, assim como brasileira. Dessa forma, o Inter se encontra em primeiro lugar, como o clube com mais nascidos fora do Brasil em seu elenco.
O Inter também bateu o recorde de estrangeiros em um mesmo jogo pelo Campeonato Brasileiro, na partida contra o Bragantino, pela 16ª rodada, quando entrou com sete jogadores estrangeiros entre os onze titulares. Mas, por conta da dupla-cidadania, Wanderson e Johnny não fizeram o Colorado ultrapassar o limite de estrangeiros imposto pela CBF.
Assim como o clube gaúcho, o São Paulo também conta com nove jogadores, após a mais recente contratação do colombiano James Rodríguez. Tendo em seu elenco os equatorianos Arboleda e Jhegson Méndez; os uruguaios, Gabi Neves e Michel Araújo; os argentinos, Calleri, Galoppo e Alan Franco; e o venezuelano, Ferraresi. O tricolor paulista divide o primeiro lugar com o Colorado.
Além dos atletas estrangeiros, com a chegada do técnico argentino, Eduardo Coudet, e de sua comissão técnica, o Inter conta com mais quatro integrantes argentinos em sua equipe: o preparador físico, Octávio Manera; o auxiliar de preparação física, Guido Cretari; o analista de desempenho, Carlos Hernández; e o auxiliar técnico, Lucho González.