Memória Grenal: Renato Silva, o Jacaré

Em 1970, o lateral-direito Renato Pires da Silva se despedia de vez do Grêmio após o término de sua segunda passagem e mais de sete anos de entrega somados pelo clube. Conhecido como Jacaré, Renato nasceu em 10 de novembro de 1940 e iniciou a carreira no tricolor gaúcho aos 19 anos.

Após meia década no Grêmio, o atleta deixou o clube conquistando um tricampeonato gaúcho e o campeonato citadino de Porto Alegre, em 1964, e depois foi para a equipe do São Paulo. Foram dois anos no sudeste e o Jacaré acabou voltando para o Grêmio para ficar até 1970, em passagem sem títulos.

Renato disputou dez Grenais ao longo da carreira, vencendo quatro, empatando três e perdendo outros três. O lateral esteve em campo inclusive em placares elásticos em clássicos, como as vitórias por três a zero do Grêmio, em 1964, e por quatro a dois, em 1963.

Além disso, o atleta tinha um estilo diferente para cobrar pênaltis. Renato andava de costas para o gol, dava dez passos, corria e batia. O jogador pendurou as chuteiras enquanto jogava pelo Operário de Ponta Grossa, e gostou tanto de Curitiba que decidiu se mudar definitivamente para a cidade.

* Por supervisão de: Marjana Vargas

Voltar Todas de Grêmio

Compartilhe esta notícia:

Grêmio segue em preparação para a próxima rodada do Brasileirão
Momento do Juventude: A luta para ficar na Série A
Deixe seu comentário

No Ar: Toque Direto