O jogo é válido pela 38ª rodada do Brasileirão.
Foto: Lucas Uebel / GrêmioPor Redação Rádio Grenal | 7 de dezembro de 2023
Com uma vitória de 3 a 2 sobre o Fluminense, o Grêmio encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro de 2023 em segundo lugar e com a vaga direta à Libertadores do próximo ano. Os gols do Tricolor gaúcho foram marcados por Galdino e Luis Suárez, que balançou as redes duas vezes. John Arias e John Kennedy descontaram para a equipe carioca.
O título não veio por dois pontos de diferença. O Grêmio encerra a Série A com 68 pontos – o campeão Palmeiras conquistou o Brasileirão com 70 pontos. Foram 21 vitórias, cinco empates e 12 derrotas, que fizeram a equipe de Renato Gaúcho ultrapassar o Flamengo e o Atlético-MG na última rodada.
O primeiro gol foi de Luis Suárez, que não podia ir embora sem marcar um gol no Maracanã. O atacante carregou a bola pelo campo de ataque inteiro, driblou Fábio e apenas empurrou para o fundo da rede. Pouco tempo depois, Everton Galdino marcou o segundo, finalizando de fora da área. O segundo gol gremista teve participação de Luisito, que lançou para Carballo e, após chutar na marcação, Galdino fica com a sobra e solta a bomba para o fundo do gol do Fluminense.
Os ânimos ficaram exaltados no Maracanã. Felipe Melo e Suárez discutiram no fim do primeiro tempo no jogo entre Fluminense e Grêmio, logo após time gaúcho virar o jogo para 2 a 1. O zagueiro do Fluminense não gostou da comemoração de Galdino mandando uma flechada para a torcida do Tricolor carioca. Suárez tentou afastar Felipe Melo, que chega a passar o braço pelo pescoço do uruguaio. Na sequência, ele é empurrado. Apesar da confusão, nenhum dos dois jogadores foram punidos.
Segundo tempo
O Grêmio retornou para etapa final com o mesmo time, mas o Fluminense reforçou o ataque colocando John Kennedy na vaga de Felipe Melo. Aos 15 minutos, surgiu a jogada do terceiro gol gremista: Villasanti lançou Suárez pela direita. Ele partiu com a bola dominada, driblou dois marcadores e abriu na esquerda para Ferreira, que foi empurrado dentro da área. Penalidade máxima marcada. Suárez cobrou com cavadinha, no meio do gol, lembrando seu compatriota Loco Abreu, e fez o terceiro do Grêmio.
Minutos depois, o Fluminense teve a chance de diminuir: John Kennedy fez boa jogada pela direita e soltou uma bomba. Caíque espalmou, e, na sobra, sozinho, Cano cabeceou para fora.
Liderado por John Kennedy, a equipe carioca reagiu e foi para cima. E foi com o camisa 9 que o time diminuiu: ele recebeu de Lima pela intermediária, deixou dois para trás e chutou no canto, com muita categoria, para marcar o segundo dos donos da casa.
Nos minutos finais, o Grêmio se fechou no campo de defesa e administrou o resultado para assegurar o vice-campeonato.
Ficha técnica
Grêmio: Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Villasanti (Cristaldo), Pepê (Ronald) e Felipe; Galdino (Natã), Ferreira (Cuiabano) e Luis Suárez (João Pedro Galvão). Técnico: Renato Gaúcho.
Fluminense: Fábio; Guga (Yony González), Nino (Thiago Santos), Felipe Melo (John Kennedy), Marcelo (Diogo Barbosa); André, Martinelli, Ganso (Lima); Keno, Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Arbitragem: Raphael Claus (Fifa/SP), auxiliado por Danilo Simon (SP) e Luiz Alberto Andrini (SP). VAR: Jose Claudio Rocha Filho (Fifa/SP)