Tricolor assume a liderança do Campeonato Gaúcho
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPAPor Redação Rádio Grenal | 19 de fevereiro de 2022
Grêmio e São Luiz se enfrentaram na tarde deste sábado (19). O duelo foi válido pela oitava rodada do Campeonato Gaúcho. Em um confronto onde o Tricolor teve a reestreia do técnico Roger Machado, a equipe se comportou bem e goleou por 4 a 0. Diego Souza, Rildo, Nicolas e Janderson, de pênalti, foram os autores dos gols que garantiram os três pontos.
Com essa goleada, o Grêmio reassume a liderança do Campeonato Gaúcho, mas de forma provisória. A ponta, todavia, só ficará com o Tricolor caso o Ypiranga não vença na rodada. Mesmo assim, a equipe de Roger Machado está próxima de garantir o primeiro objetivo da temporada. Se os resultados ajudarem, a equipe da capital pode garantir classificação para as semifinais em caso de vitória no Gre-Nal, marcado para o Beira-Rio, no próximo sábado (26).
O São Luiz, por sua vez, mesmo com essa derrota por goleada segue no G-4 do Campeonato Gaúcho. O Alvirrubro, contudo, pode perder posições na rodada, em casos de vitórias do Aimoré, Brasil de Pelotas ou Novo Hamburgo. Agora, a equipe do interior volta ao 19 de outubro para receber o São José, também no sábado (26).
Primeiro tempo – O Grêmio iniciou a partida impondo certa pressão contra o São Luiz. Com bastante posse, jogo apoiado e pressão na saída de bola, o tricolor conseguiu abrir o placar logo aos 10 minutos. Janderson recuperou a bola no campo de ataque, tocou para Diego Souza e o centroavante fez um belo toque por cobertura para abrir o marcador. Após o gol, o Grêmio deu uma diminuída no ritmo, apenas fazendo a manutenção da posse de bola. O Alvirrubro começou a sair um pouco mais para o jogo, o que também fez ceder espaço para contra-ataque e foi em um deles que os donos da casa ampliaram o placar. Rildo recebeu na ponta esquerda, passou por dois jogadores e chutou cruzado no canto esquerdo de Renan Rocha. O São Luiz tentou arriscar chutes de fora da área, mas nenhum que tenha levado maior perigo para Brenno.
Segundo tempo – O Tricolor voltou com uma proposta de explorar um jogo mais de transição. O São Luiz até tentou algum abafa, mas o time da capital gaúcha neutralizava bem as ações. Aos 17, Gabriel Silva arrancou do campo de defesa, fez belo passe para o lateral-esquerdo Nicolas na ponta direita, que ajeitou para a canhota e bateu no canto de Renan Rocha. O Grêmio continuou neutralizando as ações do São Luiz e fazendo a manutenção da posse de bola. Em novo contra-ataque, Elias aciona Janderson aos 28 que é derrubado na área e o juiz marca pênalti. Então, o lance curioso do jogo aconteceu: o árbitro Anderson Farias expulsou o zagueiro William Goiano, mas minutos depois, em conversa com o quarto árbitro, cancela o cartão vermelho e dá amarelo para o defensor do São Luiz. Na sequência, Janderson cobra o pênalti no canto direito e fecha o placar na Arena.
Com o resultado, Grêmio alcança mais três pontos na competição, chega a 17 e volta a liderança do Gauchão. O próximo compromisso será no sábado (26), no clássico Gre-Nal, no Estádio Beira-Rio.
Ficha Técnica
Grêmio: Brenno; Orejuela, Pedro Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Bitello (Lucas Silva), Villasanti (Victor Bobsin), Gabriel Silva, Janderson (Vini Paulista) e Rildo (Elias); Diego Souza (Churín). Técnico: Roger Machado.
São Luiz: Renan Rocha; Lucas Carvalho, Rodrigo Milanez, Willian Goiano e Márcio Goiano (Mizael); Régis (Capa), Paulinho Santos e Jeferson Prill; Jean Dias (Paulinho Simionato), Juba (Taiberson) e Ariel Marques (Jhonatan Araújo). Técnico: Paulo Henrique Marques.
Arbitragem: Anderson da Silveira Farias, assistido por Jorge Eduardo Bernardi e Cássio Pires Dornelles.
Gols: Diego Souza, aos 9 do 1ºT, Rildo, aos 35 do 1ºT, Nicolas, aos 17 do 2ºT, Janderson, aos 32 do 2ºT (Grêmio)
Cartões amarelos: Janderson, Rildo (Grêmio); Juba, Willian Goiano (São Luiz).
* Por supervisão de: Marjana Vargas