Por Redação Rádio Grenal | 16 de junho de 2020
*Redação O Sul
O novo encontro entre a direção da FGF (Federação Gaúcha de Futebol) e o governo do Estado já tem data para ocorrer. A reunião, prevista inicialmente para esta segunda-feira (15), será realizada na tarde da próxima quinta-feira (18), na Casa Civil.
Será o terceiro compromisso oficial entre as partes para alinhar protocolos de segurança e discutir a viabilidade de retorno das competições. Na primeira ocasião, há cerca de um mês, o presidente Luciano Hocsman reuniu-se com o governador Eduardo Leite. No início da semana, o novo secretário do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Francisco Vargas, esteve na sede da FGF.
Durante o pronunciamento neste segunda-feira, o governador Eduardo Leite afirmou que está disposto a ouvir as novas alternativas da Federação Gaúcha e que um novo modelo para a realização dos jogos precisa partir da própria entidade. Diante do modelo de distanciamento controlado, ainda explicou que a realização de jogos, neste momento, poderia ocorrer apenas em cidades com bandeira amarela.
O Gauchão Ipiranga 2020 e a Divisão de Acesso 2020 estão suspensos desde 16 de março, em razão da pandemia de coronavírus. A disputa da Segunda Divisão tinha início previsto para 5 de abril.
Divisão de Acesso suspensa até agosto
Em videoconferência realizada nesta segunda-feira (15), os representantes da Divisão de Acesso decidiram, por unanimidade, pela manutenção da suspensão da competição até agosto. A medida corrobora a decisão de abril, tomada também em reunião virtual entre os clubes e a diretoria da Federação Gaúcha de Futebol.
Não há, no entanto, uma definição de data para o reinício do campeonato. A FGF reitera que a liberação de qualquer atividade esportiva está condicionada ao aval dos órgãos governamentais e autoridades sanitárias.
Apenas três rodadas da fase classificatória da divisão foram disputadas. Ao todo, estima-se que sejam necessárias 20 datas no formato atual para a conclusão do campeonato.
* Por supervisão de: Marjana Vargas