Por Redação Rádio Grenal | 6 de março de 2019
Jogando no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago do Chile, na noite dessa quarta-feira o Inter estreou na edição 2019 da Copa Libertadores da América com uma vitória de 1 a 0 sobre o Palestino. O gol foi marcado pelo atacante Rafael Sóbis, em uma cobrança de falta aos 37 minutos do segundo tempo.
O próximo compromisso do Colorado pelo Grupo A do torneio continental estão marcado para a próxima quarta-feira (13), contra o Alianza Lima (Peru). Antes, neste domingo, o time recebe o Aimoré no Beira-Rio, às 16h, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Gaúcho.
Escalações
O Inter do técnico Odair Hellmann colocou em campo Marcelo Lomba, Zeca, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta, Iago, Rodrigo Dourado (Rodrigo Lindoso), Edenilson, Patrick, Nico López (D’Alessandro), William Pottker e Pedro Lucas (Rafael Sobis).
Já o Palestino, sob o comando de Ivo Basay, escalou Ignacio González, Ayala, Alejandro González, Mago, Véjar, Cortés, Farías, Jorquera (Guerrero), Luis Jiménez, Roberto Gutiérrez e Passerini (Ahumada).
O jogo
Aos 9 minutos, a primeira chegada do Saci: após escanteio pela esquerda, o zagueiro Victor Cuesta desviou de cabeça e a defesa afastou pela linha de fundo. No minuto seguinte, Passerini mandou a bola para o fundo a rede, mas o juiz assinalou impedimento do Palestino. Aos 12, o atacante Pottker foi acionado dentro da área e engatilhou o chute, mas a defesa adversária cortou no último instante.
Quando o relógio marcava 24 minutos, o Inter chegou três vezes com perigo em menos de 60 segundos, exigindo intervenções pontuais da zaga dona da casa. Aos 27, o volante Patrick fez boa jogada pela esquerda, deixou a marcação para trás e soltou a bomba, no canto, mas a bola passa raspando. Seis minutos depois, em jogada pela esquerda, o atacante Nico López cruzou para Pedro Lucas cabecear com força, mas o goleiro espalmou.
Aos 37 minutos, foi a vez do arqueiro colorado Marcelo Lomba defender dois arremates perigosos dos chilenos. Nos 41, o volante Edenilson aplicou uma “caneta” no adversário, cruza fechado e a defesa do Palestino quase marcou contra.
Na etapa complementar, Pottker voltou a soltar uma bomba aos 6 minutos, mas o goleiro evitou o gol. Aos 16, Edenilson fez fila pelo meio, sendo derrubado por Jorquera, que recebeu o cartão amarelo. Quando o cronômetro marcava 19 minutos, Pedro Lucas deu lugar ao atacante Rafael Sobis. Aos 22, o volante e capitão Rodrigo Dourado sentiu lesão, sendo substituído por Rodrigo Lindoso.
Com meia hora de bola rolando, uma boa tabela com Iago e a cena se repetiu: Pottker batendo forte, de dentro da área, para nova atuação “milagrosa do goleiro”. O gol viria aos 37 minutos: percebendo o mau posicionamento do goleiro do Palestino, Rafael Sobis bateu falta direto para o gol, definindo o placar em Santiago. Mais um capítulo na trajetória do jogador, que marcou gols nas duas decisões de Libertadores vencidas pelo Inter (2006 e 2010).
Aos 39 minutos, a última substituição: o meia D’Alessandro no lugar de Nico López. Passados quatro minutos, caberia ao argentino receber a bola em profundidade e tentar um gol por cobertura, que por pouco não ampliou a contagem. Por fim, aos 45, Edenilson acionou Patrick, que cruzou na medida para Pottker pegar de primeira, mais uma vez passando muito perto da trave.