Por Redação Rádio Grenal | 5 de janeiro de 2019
Na tarde desse sábado, o Inter oficializou o retorno de Rafael Sobis, 33 anos. O atacante, que na véspera havia rescindido com o Cruzeiro-MG, assinou contrato até 31 de dezembro. Esta será a sua terceira passagem pelo Colorado, que o formou – as outras foram em 2004-2006 e 2010-2011, períodos em que o atleta marcou gols nas decisões dos dois títulos da Taça Libertadores da América conquistados pelo clube gaúcho.
Em 2005, Sóbis foi artilheiro do time no Campeonato Brasileiro, Atleta Revelação e Melhor Atacante da competição. O seu nome foi escrito para sempre na história do Saci como peça importante na então inédita conquista do torneio continental de 2006 – foram dele os dois gols na vitória de 2 a 1 no jogo de ida contra o São Paulo, no estádio Morumbi.
Negociado ao Real Betis (Espanha) em seguida, o atacante permaneceu por dois anos no futebol ibérico. Em 2008, foi para o Al-Jazira (Emirados Árabes Unidos) e manteve vínculo com o clube por quatro anos, até retornar por empréstimo de um ano para o Inter em 2010.
Atuando nas fases semifinal e final da Libertadores, marcou o primeiro gol colorado no jogo de volta contra o Chivas do México (3 a 1), que deu ao alvi-rubro o bicampeonato. Ao deixar o Inter na metade de 2011, somava 169 jogos e 48 gols com a camisa colorada.
Nos anos seguinte, o atleta nascido em Erechim (RS) vestiu as camisas do Fluminense (2011-2014), Tigres do México (2014-2016) e, por fim, o Cruzeiro-MG. Em todos esses times ele ergueu taças, a exemplo do Brasileirão pelo Fluminense, do Campeonato Mexicano pelo Tigres e do bicampeonato da Copa do Brasil pela Raposa mineira.
Pré-temporada
O ano de 2019 mal começou, mas os trabalhos já começaram a ficar intensos no centro de treinamentos do Parque Gigante. Neste sábado, o terceiro dia da pré-temporada do Inter teve dois turnos de atividade. A primeira parte do dia foi concluída com atividades físicas, tanto na academia quanto no gramado.
Os atletas foram divididos em três grupos. Enquanto dois ficavam parte interna realizando exercícios musculares, outro ia ao campo para um teste de resistência com a comissão técnica.
Já na parte da tarde, mais atividades físicas foram realizados no centro de treinamento, a fim de que a equipe inicie a temporada “na ponta dos cascos, pronta para um longo ano, com dezenas de jogos e desafios importantes para o clube”, ressaltou o site oficial colorado. A estreia do time comandado por Odair Hellmann no Campeonato Gaúcho está marcada para o dia 20 de janeiro, fora de casa, contra o São Luiz de Ijuí.