Por Redação Rádio Grenal | 10 de agosto de 2020
O Campeonato Braileiro começou; depois da paralisação do futebol, já em agosto, o torneio nacional mais importante deu o pontapé inicial. Por conta do atraso, a competição irá ‘invadir’ o ano de 2021 e se estender até o mês de fevereiro.
Durante as 38 rodadas, os 20 concorrentes lutarão por diferentes objetivos: título, vaga na Libertadores e fuga do rebaixamento. Outros, entretanto, acabarão ficando no meio da tabela, brigando no máximo por um lugar na Sul-Americana.
Nesse sentido, o foco fica na dupla Gre-Nal; como as equipes do Rio Grande do Sul chegam para a disputa do Campeonato Brasileiro de 2020?
Os Gre-Nais de 2020
Até o começo de agosto de 2020, Inter e Grêmio já se enfrentaram quatro vezes no ano, com 3 vitórias do Grêmio e 1 empate; veja os resultados.
- Grêmio 2×0 Internacional – Final Gauchão 2º Turno
- Internacional 0x1 Grêmio – Campeonato Gaúcho 2º Turno
- Grêmio 0x0 Internacional – Libertadores Grupo E
- Internacional 0x1 Grêmio – Semifinal 1º turno Campeonato Gaúcho
Em um campeonato estadual com tanta disparidade técnica, os jogos entre Grêmio e Internacional se colocam como os principais termômetros para as equipes. O Tricolor, ao passar sem derrotas até aqui, larga na frente do Internacional para a corrida do Brasileirão.
Grêmio
Em 2019, o Grêmio terminou o Campeonato Brasileiro em quarto lugar, com 65 pontos. Ao longo dos 38 jogos, venceu 19, empatou 8 e perdeu 11 partidas, marcando 64 gols e sofrendo 39. A equipe de Renato Gaúcho ficou com o segundo melhor ataque da competição, atrás apenas do campeão Flamengo.
Na Libertadores da América, o Tricolor chegou às semifinais, quando enfrentou o Flamengo. Apesar do jogo parelho em Porto Alegre, o time sofreu uma goleada por 5×0 para o time que seria o campeão do torneio continental.
Resultados em 2020
Em 2020, a equipe manteve a mesma filosofia de trabalho dos anos anteriores, mantendo o técnico Renato Gaúcho no comando da equipe. Já classificado diretamente para a fase de grupos da Libertadores, jogou pouco no torneio continental antes da paralisação, fazendo a maioria de suas partidas pelo Campeonato Gaúcho.
Um exemplo para o Grêmio sustentar o trabalho de Renato vem de fora do Brasil, mais precisamente da Inglaterra. Já no decorrer da temporada 2019/20, o Tottenham demitiu o treinador Mauricio Pochettino após 5 anos no clube. O substituto José Mourinho até começou com boas vitórias, mas não deu continuidade e o time ficou fora da zona de classificação para a próxima Champions.
Assim, com o treinador firme no cargo, o time está na final do campeonato estadual, ainda sem data para ser disputada. Veja os principais números da equipe em 2020:
Campeonato Gaúcho
- 15 jogos, 10 vitórias, 2 empates e 3 derrotas;
- 25 gols marcados e 12 sofridos;
- Marcou gols em 80% dos jogos;
- Sofreu gols em 47% dos jogos.
- Libertadores da América
- 2 jogos, 1 vitória, 1 empate
- Não sofreu gol em nenhum jogo;
- 2 gols marcados;
Principais jogadores: - Victor Ferraz;
- Vanderlei;
- Lucas Silva;
- Matheuzinho
- Diego Souza;
- Éverton Cebolinha;
- Pedro Geromel;
- Maicon;
- Jean Pyerre.
O que o Grêmio pode almejar no Brasileirão?
A análise do portal Sites de Apostas coloca o Grêmio como um dos postulantes ao título por conta da continuidade do trabalho de Renato Portaluppi, iniciado no segundo semestre de 2016. Desde que o técnico completou um Brasileiro inteiro à frente do clube, em 2017, o Tricolor não terminou a competição fora do G-4. Além disso, conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil.
Internacional
No Brasileirão de 2019, o Internacional terminou a competição como sétimo colocado, com 57 pontos 1 a mais que o Corinthians, 8º, e 6 a menos que o São Paulo, 6º. O Colorado teve um aproveitamento de 42% dos pontos, vencendo 16 jogos, empatando 9 e perdendo 13 partidas. Ao todo, marcou 44 gols e sofreu 39 nas 38 rodadas do campeonato.
Além disso, foi vice-campeão da Copa do Brasil, sendo derrotado nas finais para o Athletico Parananse. Em ambas as competições, a equipe gaúcha teve dificuldades para jogar fora de casa, e conquistou a maior parte das vitórias dentro de seu próprio estádio, o Beira-Rio.
Resultados em 2020
Para a temporada 2020, o Internacional trouxe o técnico argentino Eduardo Coudet, campeão nacional pelo Racing. O comandante conseguiu melhorar a parte ofensiva da equipe e avançar na pré-Libertadores ao vencer a Universidad de Chile e o Tolima. Assim, o clube entrou no grupo E da competição estadual para enfrentar Grêmio, América de Cali e Universidad Catolica na busca por duas vagas às oitavas.
Porém, no Gauchão, a equipe não conseguiu vencer nenhum dos turnos e está fora da decisão do estadual. Apesar disso, o bom desempenho na Libertadores e os resultados positivos fora de casa pesam a favor da manutenção do técnico à frente do clube Colorado. O comandante, inclusive, assumiu a responsabilidade da queda perante o Grêmio e prometeu a evolução da equipe.
Veja os principais números dos comandados de Coudet em 2020:
Campeonato Gaúcho
- 14 jogos, 8 vitórias, 3 empates e 3 derrotas;
- 25 gols marcados e 11 sofridos;
- Marcou gols em 71% dos jogos;
- Sofreu gols em 57% dos jogos.
Libertadores da América
- 6 jogos, 3 vitórias, 3 empates e nenhuma derrota;
- Não sofreu gol em nenhum jogo;
- 6 gols marcados;
- Líder do Grupo E da competição.
- Principais jogadores Paolo Guerrero;
- Marcelo Lomba;
- Bruno Praxedes;
- Thiago Galhardo;
- Marcos Guilherme;
- Edenílson;
- D’Alessandro.
O que o Internacional pode almejar no Brasileirão?
O trabalho de Coudet já mostrou bons frutos na Libertadores, mas acabou patinando no Campeonato Gaúcho, principalmente contra o maior rival. Em entrevista ao portal da CBF, o volante Edenílson comentou que o time tem ótimas peças, porém, ainda apresenta dificuldade para manter a regularidade. Por isso, a expectativa maior é que lute com mais força pelo G-4, podendo surpreender caso se coloque de fato na disputa pelo título.
* Por supervisão de: Marjana Vargas