O que o Grêmio precisa fazer para voltar firme à elite brasileira em 2023?

Foto: Divulgação / Grêmio FBPA

O Grêmio chega ao fim de uma das temporadas mais difíceis de sua história recente. A equipe gaúcha passou por um ano de altos e baixos com o seu torcedor. Nesse sentido, o período foi longo e cansativo para o coração gremista, visto que superou a segunda divisão, um momento sempre bem complicado.
Para o ano de 2023, o Grêmio promete renovação e reconstrução. A proposta é chegar com tudo de novo na elite do futebol brasileiro e voltar a brigar pelos títulos grandes, como fez recentemente com a conquista da Libertadores da América de 2017. Porém, o que o time precisa para retomar os tempos áureos não tão distantes?

Balanço do ano de 2022 do Grêmio

Apesar do resultado desastroso para o torcedor gremista no ano de 2021, o clube começou a temporada de 2022 com um pouco mais de esperança em relação ao outro rebaixamento ainda no início do século XXI. Nos bastidores, apesar dos problemas internos, a equipe gaúcha já contava com uma organização financeira suficiente para se levantar e brigar na segunda divisão.
E o ano começou com a taça para o alento do lado azul de Porto Alegre. A equipe venceu o Inter e o Ypiranga na sequência para conquistar o Gaúchão. A grande decepção do primeiro semestre foi a Copa do Brasil, com a derrota para o Mirassol ainda na rodada de início da competição. A queda tão antecipada aumentou a desconfiança em cima de Roger Machado, que perdurou mesmo com o título logo em seguida.
E essa confiança no treinador não chegou em 2022. Após uma sequência de 4 jogos sem vencer, ainda no início de setembro, o clube demitiu Roger e anunciou a volta de Renato Portaluppi. O treinador assumiu o time já com vitória em cima do Vasco. Dali para frente, o Grêmio sofreu na Série B, mas conseguiu ficar entre os 4 e retornar para a primeira divisão do futebol brasileiro.

O que fazer para 2023?

Em primeiro lugar, o Grêmio precisa entender a temporada de retorno que será 2023. O time vem da Série B, passando boa parte do ano em um nível de competição menor em relação aos grandes adversários da elite do futebol brasileiro. E parece que o presidente já entendeu isso, visto que a equipe gaúcha deve liberar mais de um time de atletas que estiveram no plantel da segunda divisão de 2022.

 

Foto: Reapresentação do Grêmio / Grêmio Oficial

Além disso, o time precisa definir claramente os objetivos da temporada. No Gaúcho, deve protagonizar a disputa do título contra o maior rival do estado. Já na Copa do Brasil, o objetivo é chegar no mata-mata contra os grandes, afastando o fantasma do ano de 2022. Sem nenhuma competição internacional, o time focará o segundo semestre no Campeonato Brasileiro.
De fato, para a maior parte das casas de apostas, como a Midnite, o Grêmio não começa o Brasileirão entre os favoritos para o título. As maiores forças do país para a temporada 2023 continuam sendo Palmeiras e Flamengo, que devem brigar entre si pelas principais taças do ano, inclusive já na Supercopa do Brasil. Quem quiser surpreender terá que se entender enquanto ‘azarão’.
E o Grêmio de Renato Portaluppi deve se comportar exatamente como o time que busca a volta ao protagonismo nacional. E nessa corrida, terá grandes aversários pela frente, como Vasco e Cruzeiro, que estão exatamente na mesma situação. Tais equipes já começaram a se reforçar firmemente no fim de 2022.

As contratações para 2023

E falando sobre contratações, o Grêmio tem mostrado boas iniciativas já no final de 2022. À altura da apresentação do time, no final de dezembro, o elenco viu algumas caras novas, como o zagueiro Bruno Uvini, o lateral Reinaldo, o volante Felipe Carballo, o atacante Everton Galdino e o meio-campista Gustavinho.
Porém, a grande contratação para o ano de 2023 é o atacante Luis Suárez. O veterano chega aos 35 – quase 36 – anos de idade para ser a grande estrela do time. Outros nomes ainda são esperados no Sul, como o atacante Michael, que já manifestou o desejo de deixar o mundo árabe.

Mescla de veteranos e jovens e confiança no trabalho de Renato

Apesar da chegada de um grande nome como Luís Suárez, o sucesso do Grêmio em 2023 passa pelo seu maior ídolo. O treinador Renato Portaluppi foi bastante crítico à diretoria ainda no final de 2022, principalmente na cobrança por reforços para a disputa da Série A. O comandante teve o seu contrato renovado por mais um ano e vem conquistando as mudanças no elenco que pediu.

Foto: Divulgação  / Grêmio FBPA

Para ter sucesso em 2023, os novos jogadores precisarão entender o peso do treinador para o clube e comprarem o estilo de jogo do comandante. E essa responsabilidade passará pelo respaldo da diretoria gremista, já que o elenco contará com um veterano experiente e com carreira internacional.
Outra preocupação de 2023 do Grêmio já vem de 2023: a idade do elenco. O clube tem em suas peças-chave veteranos como Diego Souza, Pedro Geromel, e agora, Luis Suárez e Reinaldo. O mês de janeiro será fundamental para a busca de reforços mais jovens, sobretudo na própria base, já que a equipe Sub-20 disputa a Copa São Paulo de Futebol Júnior e precisa render bons frutos para o ano.

Voltar Todas de Grêmio

Compartilhe esta notícia:

Confira o mercado de chegadas e saídas do Grêmio para a próxima temporada
“Para mim é gratificante estar voltando ao Brasil depois de 15 anos.” Diz Fábio na sua apresentação no Grêmio
Deixe seu comentário

No Ar: Dupla em Debate