O tricolor perdeu no último sábado (13) para o América-MG pelo placar de 3 a 1
Foto: Divulgação / Grêmio FBPAPor Andrei Severo * | 15 de novembro de 2021
A permanência do Grêmio na Série A do Campeonato Brasileiro está cada vez mais difícil. A nova derrota na competição, desta vez para o América-MG, deixa evidente a maior fragilidade do tricolor na temporada: a sua defesa.
O sistema defensivo tricolor é o mais vulnerável da competição neste ano. Seus adversários precisam de apenas 8,3 finalizações por partida para marcar um gol. Este dado deixa o Grêmio como o time com menos precisão defensiva para ser vazado.
Contra os mineiros no último sábado (13), isso ficou evidente quando o time do técnico Vágner Mancini levou gols no início da primeira e da segunda etapa. Além disso, o tricolor é o time que permite a melhor pontaria em chutes dos adversários. Um total de 44% de precisão. É muito fácil fazer gol no clube gaúcho.
Outro ponto negativo, é o fato do tricolor ser o time com o pior aproveitamento como visitante. É a equipe com mais derrotas fora de casa, contabilizando um total de 13. No Campeonato Brasileiro, o Grêmio só não perdeu mais que a Chapecoense, que já está matematicamente rebaixada para a segunda divisão.
As 18 derrotas deixam o time na penúltima colocação da competição nacional. Conforme o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o tricolor tem 92% de chances de ser rebaixado pela terceira vez em sua história. Nesta terça-feira (16), o Grêmio tem novo compromisso para iniciar uma retomada, desta vez contra o Bragantino, que chega com foco total na final da Sul-Americana que ocorre no próximo sábado.
* Por supervisão de: Marjana Vargas