O tricolor goleou o Bragantino por 3 a 0 na última terça-feira (16)
Foto: (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Por Andrei Severo * | 18 de novembro de 2021
A luta para evitar o terceiro rebaixamento em sua história não está nada fácil. Apesar da vitória tricolor diante do Bragantino na terça-feira (17), que deu uma sobrevida e ânimo ao torcedor na competição, todos os adversários do Grêmio na luta para fugir do Z-4 somaram ponto na rodada.
Sport (18º) e Bahia (17º) se enfrentam em confronto direto na noite desta quinta-feira (18). Caso os baianos vençam hoje, a distância de sete pontos para o 17º colocado permanecerá. O Atlético-GO (16º) foi o único que não venceu na rodada e empatou com o América-MG, com isso soma 39 pontos. Já o Juventude (15º) venceu o Fluminense, em Caxias, por 1 a 0, e chegou também aos 39.
Já o São Paulo (14º) surpreendentemente bateu o rival Palmeiras, no Allianz Parque, por 2 a 0, e tem 41 pontos. O Cuiabá (12º) venceu o Inter na Arena Pantanal, por 1 a 0, e somou 42. O Santos (11º) venceu pelo placar mínimo a já rebaixada Chapecoense e chegou aos 42 pontos. Por último, o Ceará (10º) goleou o rival Fortaleza por 4 a 0 e atingiu 45 pontos.
Após a vitória contra o Bragantino, segundo o site Infobola, o tricolor havia diminuído suas chances de ser rebaixado para a casa dos 80%. Porém, o número retornou para aquilo que apontava anteriormente (92%). Levando em conta que Atlético-GO e Juventude continuem com o mesmo aproveitamento de 40% até o final do campeonato, os times somariam mais sete pontos. Assim, a matemática aponta uma projeção de 46 pontos como margem mínima para evitar o rebaixamento. O Grêmio teria que somar 14 pontos nos próximos 18 possíveis.
Restam seis rodadas, e o time de Vagner Mancini tem como objetivo tentar pelo menos quatro vitórias e dois empates. Se as circuntâncias não apontam nada positivo para o Grêmio, o torcedor pode se agarrar no número de vitórias gremistas, já que os gaúchos tem nove – empatado com os cinco clubes acima – e é o primeiro critério de desempate no Campeonato Brasileiro.
* Por supervisão de: Marjana Vargas