Por Redação Rádio Grenal | 10 de janeiro de 2025
Com a virada do ano, começa a expectativa pelos campeonatos estaduais, já que muitos iniciam já na segunda semana do ano. Portanto, vem com a Rádio Grenal dar uma olhada nos jogadores, treinadores e equipes que podem se destacar nesse início de ano.
Gauchão
O charmoso Gauchão inicia no dia 22 de janeiro e terá a tecnologia do VAR em todos os jogos da competição pela primeira vez na história. Com novo formato dividido em três grupos, Inter, Grêmio e Juventude devem avançar para as semis sem muitas dificuldades, sobrando mais uma vaga para as outras equipes.
Até o momento, a dupla Grenal não anunciou muitos atletas, com o único reforço confirmado sendo a contratação de João Lucas para a lateral do tricolor. Outra novidade do imortal é o treinador Gustavo Quinteros, que mostrou muita vontade em conquistar o octacampeonato.
Do outro lado, o Inter está próximo de anunciar Bernabei e Vitinho, do Dinamo de Kiev. Além disso, o colorado aposta na sequência do trabalho de Roger Machado para impedir o sonho do maior rival. A tendência é de um Gauchão muito disputado e de extrema importância para o campeão iniciar o ano com confiança.
Carioca
O Carioca segue com 12 equipes e inicia no sábado, 11. Neste ano, além do Flamengo, o Botafogo pode ser apontado como favorito. Atual campeão brasileiro e da Libertadores, o fogão perdeu peças importantes, como o treinador Artur Jorge, Thiago Almada e Luiz Henrique, mas Jhon Textor deve fazer altos investimentos pensando no Mundial de Clubes.
Há muito tempo o Botafogo não entra com tantas chances de conquistar o campeonato estadual, com o último título sendo celebrado em 2018. Por outro lado, o Flamengo segue animado com o bom início de Filipe Luís e, mesmo perdendo Gabigol e David Luiz, segue com um grupo forte que há várias temporadas briga por todos os títulos que disputa.
Já Fluminense e Vasco não animam para esse começo de Carioca. O Fluminense quase caiu no Brasileirão e até se mexeu no mercado – contratando Renê, Hércules e outros jogadores -, mas não teve nenhum anúncio que muda o time de patamar. O Vasco tenta incomodar os favoritos com o novo treinador, Fábio Carille, e reformulando o elenco, trazendo Tchê Tchê e na busca por mais reforços como David Luiz, Wanderson e Danilo.
Paulistão
Palmeiras entra para mais um Campeonato Paulista como favorito ao título. Ao contrário de 2024, agora Abel Ferreira poderá contar com reforços de peso, com as chegadas de Facundo Torres e Paulinho. A equipe alviverde ainda tenta contratações como Andreas Pereira e Villasanti para levantar taças, depois de passar a última temporada em branco.
Porém, o Corinthians chega com tudo após terminar o Brasileirão em grande fase. O timão aposta na dupla de ataque com o craque Memphis Depay e o artilheiro Yuri Alberto, além de tentar outros nomes de peso do futebol, como Sérgio Ramos e Paul Pogba.
O São Paulo chega como terceira força, mas pode incomodar os favoritos. A dupla de meias Lucas e Oscar tem tudo para dar muito certo em um time que já fez uma boa temporada em 2024. O Santos também não pode ser completamente descartado. Após subir para a primeira divisão, o clube se movimentou no mercado para reformular o elenco e contratar bons nomes para o novo técnico Pedro Caixinha.
Outras equipes que chegam como zebras são: Mirassol e Red Bull Bragantino. O Mirassol acaba de subir para a primeira divisão e pode ser uma surpresa tanto no estadual, quanto no campeonato nacional. O Bragantino sofreu para permanecer na primeira divisão em 2024, mas, com o investimento de uma marca tão forte, também não deve ser menosprezado. O Paulistão inicia na quarta-feira, 15.
Campeonato Mineiro
Com início no dia 18 de janeiro, talvez este seja o estadual mais desparelho entre os quatro principais do país. O Cruzeiro não poupou na hora de contratar nesta primeira janela do ano. O finalista da última sul-americana trouxe nomes pesados, como Gabigol, Dudu, Fagner, Bolasie, Eduardo e mais reforços para fornecer um bom grupo ao treinador Fernando Diniz.
Já no outro lado de Belo Horizonte, o galo teve um 2024 de altos e baixos, chegando nas finais da Copa do Brasil e da Libertadores mas amargando o vice nas duas competições. Além disso, o clube brigou contra o rebaixamento até a última rodada no Brasileiro.
A direção do Atlético Mineiro apostou no retorno de Cuca no comando técnico da equipe para a temporada, mas perdeu peças como Paulinho e Eduardo Vargas. Vale destacar, porém, que o galo conquistou os últimos cinco campeonatos mineiros.
* Por supervisão de: Marjana Vargas