Rafinha e Douglas Costa foram dois reforços de peso para 2021
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPAPor Leonardo Moll * | 3 de setembro de 2021
O mercado de transferências foi bastante agitado para o time do Grêmio. Com alta expectativa no início da temporada, a diretoria viu seu projeto dar errado e teve de correr atrás para tirar o time dessa situação difícil. Com o fim da janela de agosto, foram sete jogadores que se juntaram ao elenco tricolor.
Após o fim da temporada 2020, já no fim de março e início de abril, a equipe, que ainda era comandada por Renato Portaluppi, anunciou dois reforços: Rafinha e Thiago Santos. O lateral era um pedido do treinador e chegava logo após se desligar do Olimpyakos, da Grécia. Já o volante era uma aposta da direção, que pagou cerca de 1,5 milhões de doláres ao FC Dallas para ter o atleta.
Com os dois jogadores sendo figuras frequentes no time titular, o Grêmio, agora treinado por Tiago Nunes, foi campeão gaúcho. Após o torneio, anunciou a principal contratação da temporada. Após mais de dez anos, Douglas Costa estava de volta à Porto Alegre. Com boas passagens por Bayern de Munique e Juventus, o atacante chegava ao Brasil em busca de retomar seu bom futebol.
Assim a equipe iniciou o Brasileirão. Mesmo com apenas três reforços de peso, o tricolor se apegava ao grupo que finalizou a temporada anterior, somada com o bom crescimento das categorias de base. Contudo, o time de Tiago Nunes teve um terrível início, que acabou culminando na demissão do treinador após somente sete partidas.
Com isso, a ”reformulação” começou. Agora com Felipão no comando, a diretoria visava contratações essenciais para tirar o Grêmio da zona de rebaixamento. Miguel Borja foi o escolhido para suprir os problemas do ataque tricolor, que desembolsou cerca de seis milhões de reais pelo empréstimo do atleta.
Para finalizar, com Matheus Henrique sendo negociado com o futebol italiano, e Jean Pyerre vivendo um péssimo momento no clube, o time necessitava de jogadores para o meio de campo. Com suas últimas fichas, a diretoria apostou pesado e anunciou dois estrangeiros: Mathias Villasanti e Campaz. Com poucos jogos, os gringos gremistas são a aposta tricolor para sair desta situação.
No total, foram seis contratações de peso para o elenco gremista, que ainda contou com o retorno do meia Jonathan Robert, vindo do futebol português. Confira a lista completa:
- Jonathan Robert (Atacante) – Famalicão (Portugal – Fim de empréstimo)
- Rafinha (lateral-direito) – Olimpyakos (Grécia)
- Thiago Santos (Volante) – FC Dallas (Estados Unidos)
- Miguel Borja (Atacante) – Palmeiras
- Mathias Villasanti (Meia) – Cerro Porteño (Paraguai)
- Jaminton Campaz (Meia) – Tolima (Colômbia)
* Por supervisão de: Marjana Vargas