Em entrevista coletiva após o jogo, o técnico gremista Renato Portaluppi valorizou a vitória, considerando a classificação na Libertadores com uma das principais metas da temporada: “Mais importante foi que o Grêmio consegue, desde 2016 e hoje mais uma vez, estar na Libertadores. O nosso objetivo era esse. Lógico que temos a chance de entrar direto na fase de grupos pela Copa do Brasil, mas o mais importante é que carimbamos o passaporte mais uma vez”.
Se quiser conquistar essa vaga direta ainda pelo Brasileirão, o tricolor precisa vencer o Bragantino na última rodada e torcer por uma derrota do Fluminense, para assumir o quinto lugar na tabela.
O resultado da partida passou pelas mudanças de Renato. Na segunda etapa, o Grêmio voltou a campo com três alterações: Saíram Darlan, Éverton e Isaque, para a entrada de Thaciano, Jean Pyerre e Ferreira. E foi pelos pés de Thaciano, que o gol da vitória chegou. “Não gostei do primeiro tempo, aceitamos muito o Athletico jogar, demos muito espaço a eles. Não costumo fazer, mas procurei mudar, colocar uma equipe mais veloz. Melhoramos, lógico que importante foi o gol que o Thaciano, fez com que a gente vencesse. A cada partida, temos sempre vários jogadores diferentes, entrosamento não é o mesmo, alguns caem de rendimento por isso. Mas melhoramos no segundo tempo, conseguimos o objetivo como falei, a classificação para a Libertadores“, explicou o treinador.