Craque uruguaio se despede do Tricolor após temporada de sucesso dentro e fora de campo.
Foto: Lucas Uebel / GrêmioPor Redação Rádio Grenal | 5 de dezembro de 2023
A passagem de Luis Suárez pelo Grêmio, que chega ao fim nesta quarta-feira (06), foi um sucesso dentro e fora dos gramados. Além dos gols e das vitórias, a presença do craque uruguaio impulsionou as receitas do Tricolor em diferentes frentes, desde a venda de produtos oficiais até os valores de premiação.
A arrecadação milionária supera, inclusive, os gastos do clube com os salários do atacante. Estima-se que o Luisito tenha recebido cerca de R$ 24 milhões de salário bruto neste ano, um dos valores mais altos do futebol brasileiro.
Aumento no quadro social
Antes do anúncio da contratação de Suárez, o Grêmio tinha cerca de 61 mil sócios. Quase um ano depois, o número praticamente dobrou: 119 mil. Estima-se que esta diferença gere um impacto superior a R$ 4 milhões por mês, totalizando R$ 8 milhões mensais atualmente.
Cabe destacar que o aumento no quadro social não tem relação 100% direta com Suárez. O retorno à Série A e a boa campanha no Brasileirão também ajudaram. Ainda assim, a diretoria gremista entende que pelo menos 50% do aumento seja consequência da presença do uruguaio.
Venda de produtos oficiais
No campo dos negócios, Luis Suárez gerou mais de R$ 10 milhões em vendas de camisas e produtos com sua marca. É o que aponta o próprio departamento de marketing do Grêmio. O valor representa quase um terço do total arrecadado pela loja oficial do clube até o fim de novembro.
Foram disponibilizados cerca de 40 itens licenciados com a identificação de Luisito, como copos, chaveiros, boneco, bonés, cachecóis, camisetas, cuia, garrafas térmicas e até mesmo uma mão alusiva ao gesto do uruguaio nas comemorações.
Ao todo, foram mais de 42 mil produtos comercializados com a temática, sendo a maioria o uniforme de jogo com o número 9 e nome de Suárez às costas.
Valores de premiação
Além do lado comercial, o bom desempenho de Suárez em campo rendeu milhões ao Grêmio em premiações. Esta é mais uma fonte de receita que não está 100% ligada ao uruguaio, mas foi impulsionada com os 27 gols e 17 assistências do uruguaio em 2023.
Na Copa do Brasil, por exemplo, o Grêmio faturou quase R$ 22 milhões ao chegar às semifinais – melhor participação do clube nos últimos três anos. Em 2022, o clube havia sido eliminado na primeira fase e faturado apenas R$ 1,27 milhão.
No Brasileirão 2023, o Tricolor ficará ao menos na 5ª posição, garantindo uma premiação mínima de R$ 38 milhões (os valores ainda serão confirmados) e a vaga na Libertadores de 2024 – o que pode render mais R$ 15 milhões aos cofres gremistas.
Outros impactos
Existem outras fontes de receita que estão diretamente ligadas com a contratação de Luis Suárez, mas são difíceis de mensurar. A presença do craque, por exemplo, aumentou a exposição da marca Grêmio e a audiência dos jogos do clube.
Outro impacto é o maior interesse das empresas em patrocinar o clube. No início de março, dois meses após a chegada de Luisito, o Tricolor fechou um acordo de mais de R$ 55 milhões com o site de apostas Esportes da Sorte até 2026.
O contrato com a empresa prevê, inclusive, o pagamento de um valor adicional em agosto de cada ano em que Suárez estiver no clube, estimado em US$ 1 milhão (cerca de R$ 5 milhões). Em contrapartida, a marca teve direito a algumas ações comerciais envolvendo Suárez.