Por Redação Rádio Grenal | 5 de setembro de 2024
Após ficar 8 anos sem conquistar o tão cobiçado Campeonato Gaúcho, vendo inclusive o seu maior rival, o Inter, comemorar um hexacampeonato, e até um time de menor expressão também conquistar, como foi o caso do Novo Hamburgo em 2017, o Grêmio enfim voltava à ser o dono da taça.
No Campeonato Gaúcho de 2018, após ter sido campeão da Copa Libertadores e ter ido à final do Mundial de Clubes Fifa (onde foi derrotado pelo Real Madrid), o tricolor teve férias um pouco mais prolongadas, obrigando o comandante Renato Portaluppi iniciar a competição com a equipe de transição, um time completamente formado por jovens. Entretanto, a expectativa não foi correspondida e o time teve um péssimo rendimento, não vencendo nenhuma partida e chegando a frequentar a zona de rebaixamento.
Com esses vacilos nas rodadas iniciais e havendo uma preocupante possibilidade de não classificação para a fase de mata-mata, o retorno do elenco principal foi solicitado para tomar as rédeas e então classificar o time, em oitavo colocado, para o mata-mata.
O mata-mata iniciou e o elenco tricolor decolou. Eliminou o seu maior rival, o colorado, nas quartas de final, com direito à um sonoro 3×0 na Arena. Na semifinal, outra goleada contra o modesto Avenida, e o que parecia impossível devido o contexto do início da competição aconteceu: O grêmio estava na final do Campeonato Gaúcho 2018 e iria enfrentar o Brasil de Pelotas.
Na final, ao natural, o imortal tricolor sagrava-se campeão após 8 anos, após vencer o Brasil de Pelotas por 4×0 na Arena no jogo de ida e vencendo novamente, fora de casa, pelo placar de 3×0, somando 7×0 no agregado.
* Por supervisão de: Marjana Vargas