Fernandão, ídolo colorado, no momento em que marcava o mil gol em Gre-Nais
Foto: Divulgação / InternetPor Redação Rádio Grenal | 22 de agosto de 2024
No dia 10 de julho de 2004, às 17h40m, o Inter ia ao ataque Alex, de perna esquerda, suspendia a bola para dentro da grande área do Grêmio. De cabeça a defesa afastava. No rebote, Elder Granja, que estampava a camisa de numero 2 nas suas costas, com liberdade e precisão, faz um novo levantamento, esse, com perfeição, na marca da cal. Foi naquele momento, aos 33 minutos do segundo tempo, quando o Inter já vencia o clássico por 1 a 0, que Fernandão predestinado subiu mais de 60 centímetros do gramado do Beira-Rio e com a sua cabeçada marcou o gol mil em um dos maiores clássicos do mundo.
Fernandão havia entrado no segundo tempo para transformar o rumo do clássico. Foi ele quem sofreu a falta que Alex, com maestria, cobrou para o zagueiro Vinícius abrir o placar aos oito minutos. O centroavante revelado pelo Goiás, estava atuando no futebol francês até ser contratado pelo Colorado. Em três temporadas, Fernandão representou Olympique de Marseille e Tolouse.
Durante a comemoração do gol mil, o gigante colorado se emocionou, ajoelhando-se e cobrindo o rosto com as mãos. Nesse instante, a história conta e aponta que Rafael Sobis revelou a Fernandão o feito histórico: “Você marcou o milésimo gol do Gre-Nal”.
Naquela partida, o Inter, sob o comando de Joel Santana, entrou em campo com: Clemer; Wilson (Fernandão), Sangaletti e Vinícius; Bolívar, Edinho, Marabá, Élder Granja e Alex; Rafael Sobis (Dauri) e Danilo.
O Grêmio, treinado por Plein, jogou com: Tavarelli; Michel, Bilica (Baloy), Claudiomiro e Michel Bastos; Cocito, Leonardo Ignácio (Pitbull), Felipe Melo e Bruno (Élton); Marcelinho e Christian.
* Por supervisão de: Marjana Vargas