Tricampeonato da América do Grêmio completa aniversário de cinco anos

Relembre a trajetória do tricolor até o título em Lanús

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
RS - FUTEBOL/GREMIO X LANUS - ESPORTES - Lance da partida entre Gremio e Lanus disputada nesta quarta-feira no estádio La Fortaleza valida pela grande final da Libertadores da America 2017. FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Há 5 anos atrás, os gremistas celebravam um título inédito no Rio Grande do Sul, se tornando o único gaúcho a ter conquistado o tricampeonato da copa Libertadores da América. O time do Grêmio, que tinha como destaque Luan, celebrou o título na cidade de Lanús na Argentina, onde fez o placar de 2×1, após ter ganho na Arena pelo placar de 1×0.

O time composto por Marcelo Grohe, Edilson, Geromel, Kannemam, Cortez, Jailson, Arthur, Ramiro, Luan, Fernandinho e Barrios, principais titulares, esbanjavam técnica em campo, o que fez com que o tricolor chegasse com tranquilidade e naturalidade até o título.

Após uma frase de grupos tranquila, onde venceu o Zamora da Venezuela logo na estréia pelo placar de 2×0, o Grêmio começava a construir sua classificação como primeiro colocado do grupo 6, completado por Deportes Iquique e Guaraní – PAR. Na fase de grupos, foram 4 vitórias (Zamora 0x2 Grêmio), (Grêmio 3×2 Deportes Iquique), (Grêmio 4×1 Guaraní-PAR), (Grêmio 4×0 Zamora), 1 empate (Guaraní-PAR 1×1 Grêmio) e 1 derrota (Deportes Iquique 2×1 Grêmio).

Já nas oitavas de final, foi a vez do Godoy Cruz ser o adversário do Grêmio, que venceu o primeiro jogo pelo placar de 1×0 e confirmou a classificação para as quartas na Arena, pelo placar de 2×1. Nas quartas, foi a vez do confronto brasileiro entre Grêmio e Botafogo, treinado pelo técnico Jair Ventura, no Rio de Janeiro, empate de 0x0 no placar levava a decisão para a casa dos gaúchos, onde confirmou a vaga para a semi final pelo placar apertado de 1×0, com gol de Lucas Barrios, os gremistas sofriam a aflição de não contar com Luan, que entrou apenas nos minutos finais da partida, retornando de uma lesão que o deixou fora do primeiro jogo.

Com o retorno de Luan ao time titular, na primeira partida válida pela semifinal, brilhou a estrela do que se tornaria o Rei da América daquele ano, com o placar de 3×0 em cima do Barcelona – EQU, Luan marcou 2 dos gols gremista, fechando o placar com gol de Edilson e a classificação para a final mais do que encaminhada. Já na partida de volta, o Barcelona conquistou o placar de 1×0, sendo a única derrota do time de Renato na sua casa, mas não sendo o suficiente para tirar a vaga da final do Grêmio.

As partidas da final ocorreram em 22 e 29 de novembro de 2017, o que se tornaria o dia da glória eterna dos gremistas. No primeiro jogo em Porto Alegre, o Grêmio saia na frente, com gol do menino Cícero, o time levava vantagem para Lanús, onde seria a grande decisão.

O grande jogo da final: indo a campo precisando de um empate para ser campeão, o Grêmio já no primeiro tempo decidiu matar o jogo, com gols de Fernandinho e Luan. No segundo tempo, o time da casa descontou de pênalti, não sendo o bastante para atrapalhar a festa dos gremistas.

No dia 30, o time chegou a Porto Alegre, onde desfilou pelas ruas de Porto Alegre com a taça, seguidos por mais de 30 mil torcedores que finalizaram o trajeto na Arena, concentração final das comemorações.

* Por supervisão de: Marjana Vargas

Voltar Todas de Grêmio

Compartilhe esta notícia:

Grêmio renova com Diego Souza por 6 meses em 2023
Grêmio já tem definição para orçamento 2023
Deixe seu comentário

No Ar: Dupla em Debate - Prorrogação