Por Nicolas Cordova * | 29 de junho de 2021
Apesar de estarmos indo para a oitava rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio fará apenas a sexta partida na competição. Com os jogos contra o Flamengo e contra o Cuiabá adiados, o tricolor ainda não conseguiu vencer e já soma dois empates e três derrotas, amargando a lanterna do Brasileirão. Abaixo, você confere como terminaram os times que, com cinco jogos, fizeram a mesma campanha que o time de Tiago Nunes vem fazendo desde que o campeonato tem 20 clubes:
2020: Coritiba
Com cinco jogos na competição, o Coxa amargava a lanterna do Brasileiro com apenas três pontos. O time do Paraná foi rebaixado em 19° lugar com 31 pontos.
2019: Vasco
O Gigante da Colina, em 2019, amargava a última colocação do campeonato com apenas dois pontos. Pelo saldo de gols, o próprio Grêmio, à época dirigido pelo técnico Renato Portaluppi, também tinha somente dois empates no Brasileiro e estava em 19° lugar. O Vasco conseguiu a recuperação e conseguiu terminar na 12ª colocação, com 49 pontos, enquanto o Grêmio conseguia a vaga direta à Libertadores ficando em quarto, com 65.
2018: Paraná
Com apenas um ponto somado, o time de Curitiba terminou o Brasileirão daquele ano na mesma posição que começou e foi rebaixado na lanterna com 23 pontos.
2017: Vitória
O clube baiano conseguiu somente um empate em cinco partidas, mas salvou-se ao fim e ficou na 16ª colocação com 43 pontos. O Athletico, que tinha a mesma pontuação que o Grêmio tem atualmente, e estava em 19° lugar, terminou em 11° com 51 pontos.
2016: América Mineiro
Na 20ª colocação com apenas dois pontos, terminou no mesmo lugar com 28 pontos.
2015: Joinville
O time catarinense fez apenas um ponto em quinze disputados, assim como o Flamengo, 19° colocado. O clube de Santa Catarina permaneceu na última colocação com 31 pontos, já o Rubro-Negro carioca se recuperou e terminou o campeonato em 12° com 42 pontos.
2014: Chapecoense
No primeiro ano de Série A, a Chape começou mal o Brasileiro, ficando na última colocação com somente um ponto em cinco jogos. Ao fim da competição, o Verdão do Oeste permaneceu na elite brasileira na 15ª colocação com 43 pontos.
2013: Flamengo
O Rubro-Negro estava na última colocação do Brasileiro com apenas um ponto, logo abaixo da Portuguesa, 19ª, com dois. Brigando contra o rebaixamento até a última rodada, o time carioca salvou-se e ficou na 16ª colocação, com 45 pontos. Já o clube paulista foi para a Série B do ano seguinte ficando em 17° lugar, com um ponto a menos do que o Mengão.
2012: Cortinthians
No ano em que conquistou o mundo, o Timão fez apenas um ponto nos primeiros cinco jogos do Campeonato Brasileiro. Atlético Goianiense, 19°, e Palmeiras, 18°, tinham dois empates. O goiano e o clube do Parque Antártida foram rebaixados, nas mesmas colocações, com 33 e 34 pontos, respectivamente. Já o Alvi-Negro paulista terminou o Brasileirão em 6° lugar com 67 pontos.
2011: Avaí
O time da Ressacada era o lanterna com cinco jogos e apenas um ponto conquistado. Na 19ª colocação, o Ahletico tinha o mesmo número de ponto. O Avaí se manteve em 20° lugar e foi rebaixamento junto com o Furacão, que ficou em 17° com 41 pontos.
2010: Atlético Goianiense
Com um ponto em quinze, o Dragão amargava a lanterna da competição, mas salvou-se no fim, ficando em 16° com 42 pontos e dois triunfos a mais do que o Vitória, que tinha a mesma pontuação mas acabou sendo rebaixado. O Grêmio Prudente, que tinha dois pontos em cinco jogos, foi para a segunda divisão em último lugar, com apenas 28 pontos.
2009: Athletico
O lanterna Furacão tinha apenas um empate em cinco jogos, tal qual o maior rival, Coritiba, 19° colocado. O Rubro-Negro terminou aquele campeonato em 14° lugar, com 48 pontos. Já o Alvi-Verde paranaense fez 45 pontos e foi rebaixado na 17ª colocação.
2008: Fluminense
Na ocasião, o tricolor fez apenas um ponto em cinco jogos. Terminou o Campeontao Brasileiro em 14° com 45 pontos.
2007: América-RN
Dono da pior campanha da história da Série A, o América de Natal já tinha uma vitória em cinco jogos e somava três pontos. Até o fim da competição, fez mais 14 pontos e foi rebaixado na última colocação.
2006: Palmeiras
O Verdão somava, naquele ano, somente um ponto ganho em cinco jogos e estava abaixo do Santa Cruz, 19° colocado, com dois pontos. O time de pernambuco acabou sendo rebaixado na última colocação com 28 pontos, diferente do Palmeiras, que permaneceu na Série A ficando em 16° lugar com 44 pontos.
* Por supervisão de: Marjana Vargas
Voltar Todas de Campeonato Brasileiro