Por Redação Rádio Grenal | 2 de junho de 2020
A luta contra a discriminação racial começou a semana repercutindo com força no mundo do futebol. Utilizando o lema dos protestos que vem ocorrendo nos Estados Unidos, “Vidas Negras Importam”, depois da morte brutal de George Floyd, os clubes do cenário nacional se pronunciaram nas redes sociais mobilizando a importância de combate ao contra o racismo.
Após o final de semana marcado por protestos nas capitais brasileiras, promovido também pelas próprias torcidas dos times, os clubes criaram uma corrente virtual na qual cada um citava o nome de três jogadores históricos negros.
O Grêmio, por exemplo, afirmou: “Racismo não é opinião ou preferência política, racismo é crime!”, citando os jogadores Bruno Cortez, Airton Pavilhão e Roger Machado.
Racismo não é opinião ou preferência política, racismo é crime!
Bruno Cortez, Airton Pavilhão e Roger Machado ajudaram a construir e manter a nossa história.
E vocês, @SaoPauloFC, @FluminenseFC e @Nacional?
Cite três jogadores e três clubes.#VidasNegrasImportam #ClubeDeTodos https://t.co/9qLi7RE43l
— Grêmio FBPA (@Gremio) June 1, 2020
Nas redes sociais, o Inter também fez referência aos anos de escravidão no Brasil e destacou a importância da luta contra a discriminação racial:
No país que viveu séculos de escravidão, importam por serem as que menos sonham e mais morrem. Importam por Ágatha, João Pedro e cada nome que virou estatística.
Por isso, o Clube do Povo precisa se manifestar e lutar contra o racismo. Aqui, desde sempre #VidasNegrasImportam pic.twitter.com/1HV2TgOsMu
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) May 31, 2020
* Por supervisão de: Marjana Vargas